PPGGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DEPTO GEOGRAFIA Téléphone/Extension: Indisponible https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: GUSTAVO SILVEIRA TOLENTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO SILVEIRA TOLENTINO
DATA : 12/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: BRASÍLIA
TÍTULO:

 

"Geografia e movimento: transporte e mobilidade como componentes ao espaço geográfico do Distrito Federal"


PALAVRAS-CHAVES:

 

mobilidade urbana, transporte público, sistema de transporte, rodovias, Metrô-DF, Geografia do Distrito Federal.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Tendo como referência o entendimento do sistema de transporte como técnica basilar ao desenvolvimento de variadas mobilidades surgidas das relações do ser humano com o espaço, o trabalho busca compreender como ocorreu a organização espacial das estruturas de transportes, bem como a organização da mobilidade no Distrito Federal (DF). Entendemos que, ao longo da história, estes fatores passaram por modificações atribuídas as necessidades humanas, realizando grandes transformações estruturais na cidade. Na realidade brasileira, essas estruturas representam grande relevância social; contudo, configura-se um serviço demasiadamente precarizados e que necessita ser reconsiderados para em conformidade as necessidades da população. O mesmo considera-se para o DF, que abriga a capital do país cuja idealização surgiu para atender o automóvel e, por conseguinte, desvalorizou o sistema público de transporte com diversas problemáticas agregadas ao seu território. Os procedimentos metodológicos fundam-se em levantamento bibliográfico de temáticas diversas como produção do espaço geográfico, totalidade e movimento, formação urbana do Distrito Federal, além de relatórios técnicos referentes a temática do estudo. A construção do arcabouço teórico, sustentado no pensamento da Geografia e movimento, possibilitou o desenvolvimento da produção cartografia, etapa essencial na analise territorial ao longo de 1950 e 2022, sobretudo na evolução rodoviária deste período. Notamos que as estruturas viárias, na escala do estudo, seguiram a lógica de um sistema voltado ao rodoviarismo, com grandes armações e constantes reformulações com intenção de objetivar o automóvel como cerne da mobilidade urbana. Ao concluir esta etapa, buscamos entender a formação do sistema de ações do transporte público, divididos entre os modos rodoviário e metroviário. Após análise, chegamos à conclusão de uma organização viária alicerçada ao veículo particular, com forte controle duopolista do sistema público rodoviário, além de baixo interesse do governo na participação deste serviço, assim como no processo de sucateamento do metrô. Esse contexto inspirou uma análise voltada a criação de uma mobilidade urbana solidaria e coerente aos reais interesses da população, partindo de um pensamento utópico na busca de alcançar um espaço de esperança. Ao todo, a redação desta pesquisa divide-se em seis capítulos, sendo o primeiro constituído pelos percursos metodológicos e o estado da arte; o segundo voltado ao entendimento de uma Geografia e movimento e a sua base conceitual; o terceiro descreve a produção do espaço urbano do DF; já o quarto e o quinto capítulos retratam a construção dos sistemas de objetos de transportes e os sistemas de ações de mobilidade, enquanto o último apresenta as considerações finais do estudo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 125.816.905-34 - RAFAEL SANZIO ARAUJO DOS ANJOS - USP
Interna - 001.800.769-49 - MARILIA LUIZA PELUSO - UnB
Externo à Instituição - DENIS CASTILHO - UFG
Externa à Instituição - MARIA ENCARNACAO BELTRAO SPOSITO - UNESP
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 13:33
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