Disputa de conceitos na Câmara dos Deputados: uma análise sociocognitiva de discursos parlamentares sobre liberdade de expressão
Estudos Críticos do Discurso; sociocognição; argumentação; discurso parlamentar; liberdade de expressão
Este trabalho debruça-se sobre discursos produzidos no âmbito dos debates legislativos ocorridos na Câmara dos Deputados do Brasil entre 2019 e 2026 com o objetivo de identificar em que contexto e com quais propósitos explícitos os parlamentares mencionam o conceito de liberdade de expressão como parte de sua estratégia argumentativa. À luz dos construtos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso e da Teoria da Argumentação, busca-se identificar, em textos de pronunciamentos e projetos de lei, componentes linguístico-discursivos recorrentes capazes de dar pistas das ideologias e identidades representadas pelos diferentes grupos político-partidários em ambiente de forte polarização. Optou-se pela abordagem sociocognitiva de análise do discurso a fim de se investigar como a escolha e a construção de argumentos revelam modelos mentais marcados por crenças, valores, normas, conhecimentos, atitudes e objetivos comuns a cada grupo. Com foco na frequência com que se verificam argumentos falaciosos e conteúdos carregados de desinformação, a pesquisa pretende identificar, na materialidade do texto, como estratégias linguístico-discursivas empreendidas no Parlamento brasileiro refletem assimetrias de poder presentes nas diferentes práticas sociais e de que forma estas assimetrias se reproduzem nas relações políticas e institucionais que orientam o processo de elaboração e aprovação das leis. Como resultado da pesquisa, espera-se, especificamente, oferecer uma descrição detalhada dos elementos linguístico-discursivos que constituem as estratégias de legitimação e deslegitimação dos parlamentares e de seus grupos político-partidários no contexto de disputa do conceito de liberdade de expressão nos debates legislativos.