Banca de DEFESA: Elizabete Cristina Iseke Bispo

DISCENTE : Elizabete Cristina Iseke Bispo
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Plataforma TEAMS

EFEITO IMUNOSSUPRESSIVO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS LICENCIADAS COM INF-ɣ EM UM MODELO EXPERIMENTAL IN VITRO DE INFECÇÃO PELO SARS-CoV-2

Células-tronco Mesenquimais, SARS-CoV-2, Licenciamento, IFN- γ, células T.

No ano de 2019, o vírus SARS-CoV-2 (coronavirus 2 da síndrome respiratória aguda grave) foi descrito como responsável pela COVID-19. Essa doença se apresentou com quadro heterogêneo, em que os casos mais graves foram caracterizados pela hiperativação do sistema imunológico, ocasionando uma tempestade de citocinas e dano de múltiplos órgãos. Devido às suas funções imunorregulatórias e regenerativas, as células-tronco mesenquimais (CTMs) passaram a ser investigadas como alternativa terapêutica para tratamento dos casos graves de COVID-19. Neste trabalho, inicialmente buscamos potencializar o efeito imunossupressivo de CTMs derivadas de tecido adiposo. Posteriormente, testamos a capacidade dessas células em controlar a resposta imune de um modelo in vitro de inflamação de célula pulmonar gerado por antígenos do SARSCoV-2. Inicialmente, testamos diferentes estratégias inflamatórias e de modulação epigenética para potencializar o efeito imunossupressivo das CTMs. Nessa fase, identificamos que o licenciamento com INF-γ foi capaz de realçar o perfil antiinflamatório das CTMs. Posteriormente, testamos células Calu-3 e A549, quanto aos receptores clássicos de entrada do vírus, para estabelecermos um modelo de inflamação pulmonar induzida por antígenos do SARS-CoV-2. As células Calu-3 apresentaram maior expressão dos receptores ACE2 e TMPRSS2 e, quando em meio inflamatório e desafiadas com o antígeno Nucleocapsídeo/Spike (NS), apresentaram níveis elevados de fatores inflamatórios e entraram em processo de apoptose celular. Por fim, para entender a influência da lesão pulmonar induzida pelo vírus sobre a resposta imune, submetemos Células Mononucleares do Sangue Periférico (CMSPs) ao sobrenadante das células Calu3 estimuladas com o antígeno NS e INF-γ. Em paralelo, com propósito terapêutico, adicionamos a esse modelo CTMs licenciadas com INF-γ. Notamos que as CTMs controlaram o processo inflamatório, inibindo a geração de células T de memória e reduzindo a liberação das citocinas IL-6 e IL-10. Além disso, as CTMs licenciadas com INF-γ foram capazes de manter a viabilidade das células T, indicando que o uso das CTMs também promove um papel regenerativo no processo inflamatório gerado no modelo avaliado. Esses resultados são relevantes para o campo da terapia celular, por contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos utilizados pelas CTMs para controlar a resposta inflamatória induzida por componentes do SARS-CoV-2.

Interno - 3141443 - BERGMANN MORAIS RIBEIRO
Presidente - 1912768 - FELIPE SALDANHA DE ARAUJO
Externa à Instituição - KELEN CRISTINA RIBEIRO MALMEGRIM DE FARIAS - USP
Externo à Instituição - RINALDO WELLERSON PEREIRA - UCB