A recursividade nas produções subjetivas de docência e orientação por professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
Subjetividade. Pós-graduação stricto sensu. Orientação. Docência. Mestrado professional.
A tese tem como objetivo central analisar como a orientação acadêmica e a docência em um programa de pós-graduação strictu sensu está configurada subjetivamente pelo professor. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e participou um professor-orientador. A pesquisa teve como aporte teórico a Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica que compreende a subjetividade como uma produção tipicamente humana que acontece na cultura protagonizado pelo indivíduo. A pesquisa foi desenvolvida por meio da Metodologia Construtiva-Interpretativa, as informações para análise foram geradas a partir de dinâmicas conversacionais direcionadas por um roteiro semiestruturado. A análise foi guiada pela construção interpretativa de indicadores e hipóteses relativas à configuração subjetiva da orientação e da orientação. Concluímos que a orientação acadêmica e a docência estão constituídas pelas experiências vividas pelo docente- orientador nas práticas de ensino e pela prática de orientação no ProfEPT.