Gênero e corpo no self dialógico: queerizando o self
Desenvolvimento humano; Teoria do Self Dialógico; gênero; Teoria Queer.
Desde o final do século XX, as ciências sociais e humanas vivenciam um intenso debate crítico, de revisão de teorias e postulados dominantes que historicamente contribuíram para a exclusão, a patologização e a normatização de diversas experiências de sujeitos, como sujeitos LGBTQIA+, mulheres, negros, pobres, crianças, etc. Essas transformações se deram no próprio conceito de identidade, que vem deixando para traz as raízes cartesianas, sendo pensado em termos relacionais por teorias como os estudos feministas, a Teoria Queer e a Teoria do Self Dialógico, que compreendem o real e os fenômenos humanos como construções socioculturais. Contudo, apesar do crescimento do debate crítico sobre gênero e sexualidade nas ciências sociais, o diálogo entre a Psicologia e os estudos de gênero continua modesto e seu aprofundamento é uma contribuição do presente trabalho para o paradigma crítico na Psicologia. No que tange à Psicologia do Desenvolvimento, tal diálogo nos parece especialmente importante, uma vez que essa área se dedica a estudar as influências mútuas das estruturas pessoal e sociocultural nos processos de mudança da vida mental e da conduta pessoal. O objetivo do presente trabalho é analisar o lugar do gênero no self dialógico a partir de um estudo sobre processos de desenvolvimento e assunção de identidades de gênero nãonormativas com sujeitos LGBTQIA+, promovendo a aproximação teórico-empírica da Teoria do Self Dialógico com contribuições da Teoria Queer.