A importância da criatividade no trabalho de UX Writers
UX Writing, Experiência do Usuário, criatividade, Content Design
UX Writing, também conhecido como Content Design, é uma recente área de estudo da Experiência do
Usuário (User eXperience) no campo da Tecnologia. Consiste no processo de produção de conteúdo para
interfaces, a fim de facilitar a interação e a condução das ações do usuário no decorrer de diferentes jornadas, e assim gerar a melhor experiência com um produto digital. Diante da escassez de estudos e cursos acadêmicos e de uma visão técnica sobre a atuação neste domínio de expressão, inclusive entre profissionais da área, esta pesquisa parte do pressuposto de que o conhecimento mais profundo sobre criatividade pode contribuir para a atuação profissional dos UX Writers. O objetivo é entender a importância de conhecimentos sobre criatividade como forma de colaborar no processo de trabalho e na formação dos profissionais da área de UX Writing. Para atingi-lo, além de um estudo teórico em livros e artigos de psicologia, design, IHC (Interação Humano-Comuputador) e UX Writing, foi feito um aprofundamento por meio da revisão sistemática de literatura envolvendo livros e artigos científicos publicados em inglês e português, entre os anos 2017 e 2022, nas seguintes bases de dados: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE explore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier), American Psychological Association (APA) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram usados os seguintes descritores e operadores booleanos: “UX Writing” OR “Content Design” OR
“Webwriting” AND “Creativiy” OR “criatividade”. A fim de confirmar ou confrontar o resultado a revisão
de literatura, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a participação de 3 UX Writers ou Content
Designers. Os resultados foram analisados por Análise Temática e geraram dois grandes temas: Especificidade de domínio, contemplando formação de profissionais e conceituações de processos e
produtos de trabalho; e Criatividade, contemplando geração, aprimoramento, implementação e avaliação de ideias. Os resultados apontaram para um entendimento superficial do que é criatividade e para a cocriação como fundamental para o processo de trabalho.