Banca de DEFESA: Edileusa Borges Porto Oliveira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edileusa Borges Porto Oliveira
DATA : 10/07/2024
LOCAL: a definir

CRIATIVIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA COM ÊNFASE NO PROFESSOR

criatividade do professor, formação continuada, comunicação, ensino fundamental, prática colaborativa

O estudo em questão investigou a percepção de educadores, profissionais da equipe pedagógica e gestores sobre a criatividade do professor, em contexto de formação continuada. Reconhece-se o potencial desse espaço no desenvolvimento individual e de grupo, visto que nele ocorrem práticas colaborativas e dialógicas, interações e trocas entre os profissionais. Estes exercem influência sobre as práticas colaborativas e por elas são influenciados; confrontam ideias e ações; e mobilizam recursos pessoais e sociais, internos e externos para alcançar objetivos. Assim, a pesquisa foi realizada em uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental, de Brasília - DF, sendo desenvolvida em duas etapas. A etapa de observação foi realizada durante os encontros de formação continuada, dos quais participaram 24 profissionais da escola. A etapa de entrevistas contou com uma amostra composta de 10 profissionais da equipe gestora, equipe pedagógica e do corpo docente. O objetivo geral da tese foi investigar a percepção de profissionais da equipe gestora/pedagógica e de professores sobre a criatividade do professor no contexto de formação continuada, bem como, o potencial de emergência da criatividade durante a comunicação entre esses profissionais. Os objetivos específicos foram: a) Investigar a percepção dos professores sobre o estímulo à sua criatividade no contexto de formação continuada; b) Investigar a percepção dos profissionais da equipe gestora/pedagógica sobre o estímulo que eles, eventualmente, promovam à criatividade dos professores no contexto de formação continuada; c) Analisar o potencial de emergência da criatividade do professor durante situações de comunicação entre gestores e professores. Para tanto, foi usada a abordagem qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, onde se buscou compreender a criatividade em seu sentido coletivo, sem menosprezar a criatividade individual, mas enxergá-la como um fenômeno distribuído, que conecta pessoas a outras pessoas, à sua comunidade e ao mundo. Como estratégias de investigação foram utilizadas: entrevista semiestruturada, observação e diário de campo. Foi adotada a análise temática, por possibilitar flexibilidade na identificação, na análise e no relato de padrões (temas), dentro dos dados qualitativos. Os resultados do estudo indicam que o ambiente de formação continuada pode contribuir para a criatividade do professor, e abrem espaço para um olhar mais atento às práticas colaborativas que acontecem dentro desse processo. No caso do contexto de formação investigado, a criatividade é estimulada, principalmente, movida por uma ação que vai do nível individual, para uma construção coletiva e, por conseguinte, do ambiente, que novamente alimentará a ação individual. O diálogo apareceu como a principal forma de comunicação, potencialmente capaz de impulsionar a ação individual e coletiva, movida por intenções que se somam e se fortalecem no cotidiano escolar. Contudo, existem desafios relacionados ao professor e, também, ao ambiente.

Externo à Instituição - ALEXANDRE TOLENTINO DE CARVALHO - SEEDF
Presidente - 1763903 - ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO
Externo ao Programa - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO - nullExterna à Instituição - Nivea Pimenta Braga - IESB
Externa à Instituição - STELA MARIS SANMARTIN - UFES