Corpo, feminilidade e a estética de si de mulheres professoras
Corpo. Feminilidade. Estética de si. Mulheres. Professoras.
Este trabalho tem por objetivo analisar os posicionamentos de mulheres professoras, em suas relações com o corpo, a feminilidade e a construção da estética de si. Parte da premissa de que as identidades são construídas culturalmente e em processos afirmações e negações nas relações humanas dialógicas entre os indivíduos, referenciando-se na teoria do posicionamento. Nas interações sociais e culturais, homens e mulheres se deparam com construções de feminino e masculino e performam de acordo com as expectativas sociais de gênero, ora negando ora afirmando essas expectativas. Este estudo busca mapear a perspectiva de feminilidade no processo de construção do self dialógico das mulheres que atuam como professoras. De caráter qualitativo, a pesquisa se desenvolve a partir do estudo de caso com mulheres professoras no curso de extensão universitária intitulado Leitura de Imagens na Educação: Corpo, Feminilidade e a Estética de si. Compreendendo que a identidade se dá em processos dialógicos a partir de posicionamentos nas intersubjetividades dos indivíduos, foram realizadas sete rodas de conversa com 10 professoras inscritas no curso de formação. Por meio das atividades de leitura e produção de imagens, as mulheres professoras desenvolveram suas interações dialógicas para a construção das estéticas de si em seus enunciados e a partir dos acabamentos responsivos das outras mulheres. Serão analisados os sete encontros online, bem como as produções imagéticas de si e as reflexões apresentadas nos encontros online e registradas na plataforma utilizada. Nos encontros online, as rodas de conversa foram gravadas, com autorização prévia das participantes, e a metodologia de análise será feita pelo método da análise temática dialógica. Além das rodas de conversa, foram realizadas entrevistas individuais com algumas mulheres professoras a partir de critérios pré-definidos apresentados no projeto.