Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche comunitária do DF
Bebê. Emoção. Expressão. Manifestação. Creche.
O desenvolvimento socioemocional dos bebês nas instituições de Educação Infantil representa a garantia de um direito, devido ao seu impacto no desenvolvimento, aprendizagem e formação humana, e vem sendo cada vez mais estudado pela Psicologia. Pesquisas recentes constatam, no entanto, dificuldade quanto à intencionalidade pedagógica e responsividade com relação ao aspecto emocional dos infantes. O presente estudo analisa de forma longitudinal as manifestações emocionais de bebês em transição para crianças bem pequenas em ambiente naturalístico da creche na qual frequentam, em uma perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, com as contribuições da Teoria da Pragmática do Objeto, que considera como unidade de análise as relações triádicas entre sujeito-objeto-sujeito. Dessa maneira, o objetivo principal é identificar e entender como as manifestações emocionais aparecem, os contextos e motivos envolvidos, a fim de construir conhecimento e ferramentas eficazes de apoio aos docentes. Para tanto, foram realizadas 6 videogravações, de 1h de duração cada, em dias correntes de uma sala de Berçário. As gravações foram separadas em 10 episódios que evidenciavam ciclos afetivos a partir de relações triádicas, provocativos de manifestações emocionais observáveis. Os 10 episódios foram analisados microgeneticamente, resultando na criação de categorias emergentes da observação, bem como na identificação de vivências subjetivas. No total, 29 expressões foram consideradas emocionais, sendo as de maior duração olhar, chorar, sorrir, caminhar/correr, entrelaçar mãos e franzir cenho. A proporção entre manifestações vocais, faciais e com os membros do corpo apresentou grande variabilidade em cada episódio, bem como a diversidade de vivências, como expectativa, disputa, satisfação, incômodo, raiva, tristeza, serenidade, conforto e alegria. Reforça-se, assim, a necessidade de formação contínua específica para os docentes e mais pesquisas na área.