Banca de DEFESA: ALINE ALVES DE MORAES

DISCENTE : ALINE ALVES DE MORAES
DATA : 17/09/2024
LOCAL: Online

O Estágio em Psicologia Escolar Crítica e as vivências (trans)formadoras de estudantes tra balhadoras rondonienses

psicologia escolar crítica; estágio em psicologia; psicologia histórico cultural; vivência; estudante trabalhadora

A formação em Psicologia Escolar (PE) vem sendo discutida veemente, desde a década de 1980, quando questões ideológicas, políticas e sociais concernentes ao conhecimento produzido por essa área e suas práticas de atuação passaram a ser desveladas criticamente demandando a sua (re)construção sob a base do compromisso social dessa profissão para com o enfrentamento e superação das desigualdades e injustiças sociais. Recentemente, com a apro vação da Lei 13.935/2019, a qual dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica, a pauta sobre a formação nessa área se tornou, ainda, mais necessária. Diante dessa realidade, esse estudo objetivou investigar a formação da perspectiva crítica em PE a partir de uma experiência con creta de estágio básico desenvolvida em uma instituição de ensino superior privada no interior de Rondônia. Para isso, empreendeu se uma pesquisa empírica de caráter exploratório explicativa ancorada no Método Histórico Cul tural, cujas informações foram apreendidas através de: documentos nacionais e institucionais sobre as Políticas Edu cacionais formativas, questionário sobre o perfil histórico social e formativo aplicado com 32 estudantes do estágio básico em Processos Educacionais, e entrevista em profundidade com 6 estudantes. A análise informações ocorreu a partir da dialética singular particular universal e foi estruturada na forma de 2 artigos científicos. O estudo 1 buscou analisar os condicionantes histórico sociais e formativos presentes no território, currículo e trajetórias de vida es tudantil. Este estudo revelou que a formação em PE tem acontecido sob um processo de expansão, interiorização, mercantilização e oligopolização do Ensino Superior; com a presença de um currículo que guarda contradições históricas através da concomitância de pressupostos clínico tradicionais e críticos; e da presença de um perfil de popularização e deselitização estudantil, marcado pela prevalência de mulheres, jovens, trabalhadoras e de classes exploradas. O estudo 2 se voltou para a compreensão dos efeitos produzidos pelo estágio básico em PE implemen tado através das vivências que essa experiência operou na consciência das estudantes trabalhadoras. Através deste estudo constatou se que o chão da escola operou diversas vivências, ensejando memórias, experiências dramáticas, momentos de crise e construção de estratégias pedagógicas e trabalhistas para conciliar trabalho e estudo; produ zindo (re)configurações na maneira de perceber e se relacionar com a realidade educacional e consigo mesma; evi denciando que o estágio atuou na zona de desenvolvimento proximal, constituindo uma experiência potencialmente (trans)formadora, capaz de colocar em curso o processo de conscientização e criticidade. Em síntese, essa investi gação desvelou que a formação de uma perspectiva crítica em PE tem se dado sob algumas contradições, mas que, mesmo assim, o estágio básico constituiu uma experiência crucial para a formação de estudantes mais críticas e engajadas com as questões sociais e políticas. Nesses termos, esperamos que esse estudo colabore para o ensejo de mais pesquisas, para a compreensão de que a estudante de Psicologia é uma pessoa adulta em desenvolvimento, para a formulação de Políticas Educacionais pautadas pelas interseccionalidades territoriais, de classe social, gênero, raça, etnia e geracionalidade, para o fomento de estágios supervisionados mais situados territorialmente e contex tualizados às condições materiais de vida das estudantes, e para a realização de processos formativos voltados às docentes a fim de desnudar as implicações do capital sobre a vida e a educação, bem como a importância do enga jamento afetivo, social e político.

Externa à Instituição - IRACEMA NENO CECILIO TADA - UNIR
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interna - 1972785 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
Interna - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA