Banca de QUALIFICAÇÃO: Catia Candido da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Catia Candido da Silva
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Teams (www.encurtador.com.br/bpAJ4)

A CONSTITUIÇÃO DA ESTÉTICA DE SI EM ESTUDANTES CANDOMBLECISTAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL

Estética de si; Desenvolvimento Humano; Estudantes; Candomblé; Escola

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo de constituição da estética de si de crianças e adolescentes candomblecistas estudantes de escolas públicas do Distrito Federal considerando o entre-lugar escola/terreiro. A perspectiva teórica assumida foi a Psicologia Cultural, na qual se consideram os aspectos históricos, culturais e dialógicos envolvidos no processo de constituição estética de si. Além disso, serão utilizados os pressupostos da Teoria do Self Dialógico, da Teoria do Posicionamento e os conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem, de Mikhail Bakhtin. A metodologia utilizada insere-se na abordagem qualitativa de base etnográfica considerando sua peculiaridade em ampliar as possibilidades de estudos empíricos por levar em conta a pluralidade das esferas da vida e primar pela interpretação das informações em oposição à mensuração quantitativa. Para a produção das informações realizaremos observações participantes nos terreiros de candomblé e rodas de conversa com crianças e adolescentes destes terreiros que estudam em escolas públicas do Distrito Federal. A análise das informações será realizada por meio da Análise temática dialógica a partir da qual serão observadas as recorrências, as relações e as similaridades de significados nas enunciações. Esperamos que esse trabalho contribua para a compreensão dos processos de desenvolvimento que englobam a constituição estética de si dos sujeitos considerando sua participação em diferentes espaços formativos, neste caso, do terreiro de candomblé e da escola. Ademais, ensejamos suscitar uma reflexão sobre questões relacionadas à diversidade religiosa no ambiente escolar.

Externo à Instituição - LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA - UNILAB
Externa à Instituição - MARILUCIA PEREIRA DO LAGO - UFG
Interna - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Externa à Instituição - MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA - UnB