Banca de DEFESA: Frederico Guerreiro Ferreira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Frederico Guerreiro Ferreira
DATA : 04/08/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Teams ( www.encurtador.com.br/knuRV )

OS SERVIÇOS-ESCOLA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL EM PSICOLOGIA ESCOLAR NO ESTADO DE GOIÁS

Psicologia Escolar; Serviço-Escola de Psicologia; Formação; Goiás.

Entre as diversas temáticas que permeiam os estudos da Psicologia Escolar, a formação do psicólogo tem se constituído em um relevante objeto de investigação e reflexão. Para que se alcance uma efetiva formação na área nos cursos de graduação em Psicologia são necessárias diversas iniciativas que visem construir respostas adequadas a essa complexa questão. Com o intuito de contribuir nesse processo, este estudo teve como objetivo investigar como os Serviços-Escola dos cursos de graduação em Psicologia (SEPs) podem se configurar como um espaço ampliado para a formação em Psicologia Escolar no estado de Goiás. Especificamente, propôs-se: (a) identificar quais SEPs existem nos cursos de graduação em Psicologia em Goiás; (b) caracterizar e analisar as ações desenvolvidas na área da Psicologia Escolar nesses Serviços; (c) compreender o funcionamento pormenorizado de um Serviço-Escola do estado de Goiás; (d) construir indicadores que fortaleçam a formação em Psicologia Escolar nos SEPs em Goiás. A presente pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos epistemológicos e metodológicos da Psicologia histórico-cultural. O estudo foi estruturado em três etapas: a primeira caracterizou os Serviços-Escola de Goiás e sua relação com a Psicologia Escolar; a segunda apresentou um estudo de caso do SEP da UFCAT, realizado por meio de análises documentais e caracterização pormenorizada do Serviço; a terceira etapa consistiu na construção de indicadores que podem vir a ampliar a formação em Psicologia Escolar nos SEPs no estado. Diante dos resultados construídos na pesquisa empírica, a principal conclusão que emergiu desse estudo foi que há, no SEPs de Goiás, o predomínio de uma formação clínica coadunada a uma atuação profissional com foco em atendimentos individualizados. Observou-se que, mesmo com as alterações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, com orientação para que o percurso formativo do psicólogo esteja alicerçado sob a diversidade teórico-metodológica e de campos profissionais da Psicologia, essa não é a tendência que se verificou nesses Serviços no estado. Constatou-se que as poucas atividades desenvolvidas na área da Psicologia Escolar, consistiam, expressivamente, em acolhimento e trabalho com a queixa e o fracasso escolar; ações que ratificam concepções tradicionais e já bastante criticadas acerca do trabalho do psicólogo. Nas conclusões, apontou-se que os Serviços-Escola precisam, ainda, se firmar enquanto espaços formativo-práticos em sua amplitude, com destaque para a inserção da Psicologia Escolar crítica como necessária para viabilizar aos discentes a construção de competências de atuação na complexa intersecção entre o conhecimento psicológico e os contextos educativos. Por fim, foram evidenciados indicadores formativos e uma série de ações que podem ser implementados nos Serviços-Escola, com o objetivo de aprimorar a dimensão formativa e oportunizar um espaço específico para a Psicologia Escolar crítica nos SEPs; destaca-se, entre as sugestões apresentadas, a criação de um Núcleo de Psicologia Escolar no SEP/UFCAT. Como desdobramento desta pesquisa, espera-se que os conhecimentos construídos colaboremcom o aperfeiçoamento da formação desenvolvida nos Serviços-Escola, com a expectativa que os avanços da Psicologia escolar, empreendidos nos últimos anos, possam contribuir com a formação e a prestação de serviços nesses espaços.

Externo à Instituição - WALTER MARIANO DE FARIA SILVA NETO - UFTM
Externo à Instituição - MAURICIO CAMPOS
Externa à Instituição - MARA APARECIDA LISSARASSA WEBER - UNICEUB
Presidente - 2241443 - CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO