Banca de DEFESA: MALLU STEPHANIE DE ALMEIDA NUNES

DISCENTE : MALLU STEPHANIE DE ALMEIDA NUNES
DATA : 26/01/2023
LOCAL: TEAMS

Estudo sobre a configuração subjetiva de estudantes universitários que ingressaram pelo sistema de cotas

experiência subjetiva; tensionamentos; história de vida; protagonismo social e acadêmico.

A Lei Federal Brasileira 12711/2012 ampliou o acesso ao ensino superior federal público para os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, por meio da reserva de vagas para a população de baixa renda e negra. A pesquisa teve por objetivo compreender a condição de ser estudante universitário está configurada subjetivamente para estudantes que ingressam pelo sistema de cotas sociais, identificando os tensionamentos e os desafios vividos no percurso singular dos participantes. O estudo fundamenta-se na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, na perspectiva histórico-cultural. Em termos metodológico, realizou um estudo de caso com dois estudantes cotistas da Universidade de Brasília. Os achados apontam elementos que configuram a estrutura da experiência subjetiva da condição de cotista, como: a história de vida, a trajetória estudantil, a classe social, o medo do olhar alheio de estranhamento, do julgamento e da rejeição social. A trama social da vida dos estudantes e as experiências em curso e as anteriores produziram tensões no sistema de valores e crenças configurado pelos estudantes, que tanto produziu sofrimento e mal-estar, quanto a abertura de novas vias de subjetivação. Evidenciou-se que a implicação emocional e motivacional gerada pelas experiências tensionadoras e contraditórias no espaço-tempo universitário gerou recursos subjetivos, abrindo novos processos de subjetivação, transcendendo o espaço normativo e emergindo um sujeito ativo e participativo com produções intelectuais próprias. Visto que os valores hegemônicos do contexto escolar, universitário e da sociedade em geral, ainda são marcados por atos discriminatórios contra os estudantes de baixa renda, vulneráveis economicamente, recomenda-se aos gestores à promoção de ações que busquem a integração social e acadêmica e potencializem as suas competências e conquistas por meio de ações inclusivas e multiculturais.

Externa à Instituição - NORMA DA LUZ FERRARINI - UFPR
Externo ao Programa - 1320186 - JOSE FERNANDO PATINO TORRES
Presidente - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS
Interna - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA