Banca de QUALIFICAÇÃO: Marina Silva Bicalho Rodrigues

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marina Silva Bicalho Rodrigues
DATA : 20/04/2023
LOCAL: TEAMS

Efeitos de um programa de estímulo à criatividade na resolução criativa de problemas ambientais com estudantes do Ensino Fundamental

Programa; Criatividade; Educação Ambiental; Estudantes; Ensino Fundamental

A criatividade é uma das dimensões centrais tanto para a existência e realização humana, quanto para o desenvolvimento social da humanidade. Preparar cidadãos para identificar e solucionar problemas, como os sociais e os ambientais, é fundamental e indispensável às sociedades contemporâneas e futuras. Para tanto, serão exigidos cidadãos criativos, que saibam quando e o que fazer diante de realidades problemáticas. No entanto, no futuro, não bastará apenas ser criativo; será importante também saber avaliar o impacto da criatividade no mundo. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é "Investigar os efeitos de um programa de estímulo à criatividade na geração de ideias para a resolução criativa de problemas ambientais por estudantes do Ensino Fundamental". O programa será realizado no Parque Ecológico de Águas Claras e será dividido em dez sessões, cada um com duração de 60 minutos. As atividades serão desenvolvidas fora da sala e, sempre que possível, serão utilizados materiais encontrados no próprio meio ambiente para realização das atividades. Para avaliação do programa, foi desenvolvido um instrumento intitulado Cenários para Resolução Criativa de Problemas Ambientais. Esses cenários buscam avaliar a geração de ideias por meio da fluência, flexibilidade e originalidade. O instrumento é composto por dez questões e cada uma delas aborda um tema específico que se relaciona a um problema ambiental. O estudante deverá gerar ideias e listar por escrito estratégias eficazes e originais para solucionar os problemas. A análise dos dados será realizada por meio do programa SPSS.

Externa à Instituição - TATIANA DE CÁSSIA NAKANO PRIMI - PUCRS
Externa ao Programa - 3579024 - IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
Presidente - 2862061 - JANE FARIAS CHAGAS FERREIRA
Externa à Instituição - Olzeni Leite Costa Ribeiro - SEEDF