Banca de DEFESA: Analice da Silva Nunes Dellepiane

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Analice da Silva Nunes Dellepiane
DATA : 19/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: teams + sala 46/8
TÍTULO:

Diálogos de crianças com TEA acerca da equoterapia


PALAVRAS-CHAVES:

equoterapia, transtorno do espectro autista, posicionamentos


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Este estudo teve por objetivo identificar os posicionamentos de crianças com diagnóstico
de TEA, que recebem atendimento de equoterapia, sobre esse tipo de intervenção terapêutica. A pesquisa
foi embasada na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Utilizamos a Metodologia Qualitativa e
contamos com o apoio de 05(cinco) participantes, crianças com TEA, com idade de 05 e 06 anos, que
praticavam equoterapia e estavam matriculados nas Redes Pública ou Privada de Ensino do Distrito
Federal. O interesse em analisar os posicionamentos de crianças com TEA acerca da equoterapia se deu
pelo fato de encontrarmos uma carência de estudos com crianças com TEA se posicionando acerca da
equoterapia, abrindo assim uma possibilidade de construção dialógica onde as crianças pudessem ser
ouvidas e ao mesmo tempo, protagonistas da pesquisa. Como procedimento para construção das
informações utilizamos observação de uma sessão de equoterapia de 30 minutos com cada participante,
com registro diário da pesquisadora e entrevista semiestruturada baseada em roteiro. A entrevista foi
realizada em duas 02(duas) sessões com cada participante, com intervalo de quinze dias entre elas, por
meio de vídeo gravações, que posteriormente foram transcritas e analisadas. A entrevista foi uma
construção dialógica na qual os participantes se posicionavam à medida que as perguntas eram feitas. A
pesquisa de campo ocorreu no centro de equoterapia, nas datas e horários previamente agendados e com
duração total de 05(cinco) meses. Para chegar ao resultado final, utilizamos as transcrições das entrevistas,
buscando identificar nos posicionamentos dos participantes os significados que construíram com a prática
da equoterapia. Os resultados indicaram que os posicionamentos de crianças com TEA sobre a
Equoterapia foram apontados em seus discursos a partir dos diálogos construídos na entrevista, com base
no roteiro de perguntas feitas e respostas construídas pelos participantes. Desses posicionamentos, foram levantados os Temas Gerais, que se interrelacionavam, porém não estavam presentes de forma linear no discurso de todos os participantes. Os Temas Gerais foram organizados em 03 categorias, definidas como Interesse pelo cavalo, Interesse pelo brincar e Interesse pelo ambiente equoterápico. A análise dos temas gerais indicou que por meio da comunicação verbal e não verbal, os participantes se posicionaram trazendo uma melhor compreensão do significado da equoterapia para as crianças com TEA. Consideramos a relevância da pesquisa por considerar a importância da criança na participação em pesquisas e por favorecer a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, tornando-as pessoas mais autônomas e com igualdade de condições nas garantias de seus direitos constitucionais. Além de contribuir para a reflexão das práticas nas escolas especiais na perspectiva inclusiva, produção de conhecimentos científicos nas áreas relacionadas, subsidiar políticas públicas voltadas para crianças com TEA e para a Educação Especial e colaborar na formação continuada de profissionais que atuam ou estejam interessados em atuar com esse público. Sugerimos que outros temas possam se desdobrar a partir desse estudo, dentre eles estudos sobre a inclusão escolar e social de crianças com TEA que praticam equoterapia e estudos que investiguem os ganhos da área emocional para crianças com TEA praticantes da equoterapia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Presidente - 1972785 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
Interna - 1170733 - SILVIANE BONACCORSI BARBATO
Externa à Instituição - VALERIA MARQUES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 19:32
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22_Prod.sigaa16