Banca de QUALIFICAÇÃO: Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa
DATA : 30/08/2023
LOCAL: teams

Avaliação dos Efeitos de um Programa de Desenvolvimento Socioemocional no Bem-estar Psicológico e Subjetivo, Forças de Caráter, Otimismo e Sobre-excitabilidades de Estudantes Superdotados

superdotação, desenvolvimento socioemocional, bem-estar, forças de caráter, sobre-excitabilidade, estudante

As concepções de superdotação mudaram ao longo do tempo e as perspectivas teóricas focadas exclusivamente no quociente intelectual têmsido questionadas. O interesse crescente em entender a superdotação para além de critérios de produtividade e/ou adaptabilidade, reconhecendo os pontos fortes em detrimento de possíveis dificuldades emocionais, sinaliza que a compreensão do desenvolvimento socioemocional dos superdotados envolve considerar características, tais como perfeccionismo, sobre-excitabilidades, senso de humor, perseverança e senso de justiça, além de experiências sociais e emocionais únicas e habilidades psicossociais necessáriaspara promoção do talento. Nesse viés, Renzulli (2005, 2012), considerando a importância de outros fatores para além dos cognitivos nas realizações de jovens superdotados, propôs a subteoria Operação Houndstooth com foco nos fatores cocognitivos, tais comootimismo, coragem, paixão por um tema, sensibilidade às preocupações humanas, energia física e mental e senso de destino. Tais fatores contribuem para o aumento do comprometimento social e, em especial, para a promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes superdotados. Pfeiffer (2013, 2018), por sua vez, sinalizou a importância das forças de caráterou forças do coração,especialmente ahumildade, persistência, generosidade, gratidão, entusiasmo e senso de humor, para o bem-estar, satisfação com a vida e autorrealização dos superdotados. Reconhecendo que o sucesso na vida requer a interação entre aspectos cognitivos e socioemocionais, este estudo tem como objetivo investigar os efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter, otimismo e sobre-excitabilidades de estudantes superdotadosde ensino médio. Para tanto, serão compostos dois grupos de estudantes: Grupo de Tratamento (que participarão do programa) e Grupo Controle. As seguintes questões de pesquisa serão investigadas: (a) Existem diferenças entre estudantes superdotados do Grupo de Tratamento e de Controle em relação ao bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter, otimismo e sobre-excitabilidades, antes e imediatamente após o programa de desenvolvimento socioemocional? (b) Existem diferenças em relação ao bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter, otimismo e sobre-excitabilidades de estudantes do Grupo de Tratamento antes e imediatamente após o programa de desenvolvimento socioemocional? (c) Existem diferenças em relação ao bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter, otimismo e sobre-excitabilidades de estudantes do Grupo Controle antes e imediatamente após o programa de desenvolvimento socioemocional?(d) Existe relação entre bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter, otimismo e sobre-excitabilidades em estudantes superdotados do Grupo de Tratamento e Controle? O delineamento quase-experimental pré-teste/ pós-teste com grupo controle será utilizado neste estudo. Estima-se a participação de 40 estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), distribuídos entre Grupo de Tratamento e Controle. O programa será construído para enfatizar potencialidades e destacar os pontos fortes dos estudantes, e será implementado por meio de dinâmicas e discussões ancoradas nos referenciais de Renzulli (1990, 2002, 2005, 2012) e Pfeiffer (2013, 2016, 2018) e nos estudos realizados pelo grupo da Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning(CASEL), sobre aprendizagem socioemocional (Socioemotional LearningSEL), cujo princípio é o de que aspectos sociais e emocionais podem ser ensinados e aprendidos em espaços escolares, contribuindo para a felicidade e o bem-estar dos estudantes. As intervenções serão organizadas em 12 encontros semanais de 1h30 cada e ancorados nos seguintes eixos: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades interpessoais e tomada de decisão responsável. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Bem-estar Psicológico (Ruff & Essex, 1992 adaptada e validada para o contexto brasileiro por Machado & Bandeira, 2010), Escala de Bem-estar Subjetivo (Albuquerque & Tróccoli, 2004), Escala de Forças do Caráter (Noronha & Barbosa, 2016), Life Orientation Test (LOT-R,Bastianello et al., 2014) e Escala de Sobre-excitabilidades(Oliveira & Barbosa, 2015). A análise dos dados provenientes das escalas será realizada por meio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), na versão 25.0, mediante análises estatísticas e inferenciais. Espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar a compreensão socioemocional de estudantes superdotados, viabilizando estratégias mais eficazes de promoção do bem-estar e desenvolvimento de talentos desses indivíduos.

Presidente - ***.134.721-** - DENISE DE SOUZA FLEITH - UCONN
Externa à Instituição - JULIANA CÉLIA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - LILIANE BERNARDES CARNEIRO - SEEDF
Externo à Instituição - NIELSEN PEREIRA - PURDUE