Banca de QUALIFICAÇÃO: Maira de Oliveira Valadares

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maira de Oliveira Valadares
DATA : 17/08/2023
LOCAL: teams + Auditório 02 do Instituto de Ciências Biológicas - IB

Intervenção Psicossocial com Pessoas Idosas na Assistência Social

Pessoas Idosas; Intervenção Psicossocial; Assistência Social

Considerando a necessidade de implementar um método de intervenção psicossocial utilizado por profissionais do SUAS, o desenvolvimento deste trabalho auxiliará na qualificação do atendimento prestado pelos profissionais do SUAS bem como na elaboração de intervenções psicossociais mais diretivas e assertivas que proporcionem o alcance dos objetivos do trabalho do CREAS junto às famílias e, consequentemente, o melhor desenvolvimento das características psicossociais que abarcam o desenvolvimento da pessoa idosa. Desta forma, este projeto de pesquisa objetiva desenvolver e analisar um método de intervenção psicossocial com pessoas idosas assistidas pelo CREAS.Para tanto, utilizará de metodologia com delineamento exploratório, transversal, quanti-qualitativo. A pesquisa será realizada com cerca de 160 pessoas idosas que aguardam atendimento nos CREAS de Brasília, Ceilândia, Taguatinga e Sobradinho, divididas em quatro grupos. Cada participante precisa concordar com os termos da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após o aceite, participarão de uma entrevista individual com coleta dos dados sociodemográficos e aplicação das seguintes escalas: APGAR da família que avalia como a pessoa idosa percebe a funcionalidade de sua família; Escala de Avaliação de Capacidade de Decisão, onde a pessoa idosa responderá a perguntas sobre se administra seu dinheiro, se toma suas próprias decisões para passear, ir ao mercado, se tem liberdade de receber amigos em casa, se cozinha, se sente desinteressada pela vida, se escolhe o que come, se auxilia nas tarefas domésticas, etc; Escala de Autoeficácia Geral, que avalia como a pessoa idosa percebe sua autoeficácia; Escala de Apoio Social, para avaliar a percepção que a pessoa idosa tem de sua rede de apoio; Ficha de registro e avaliação de cada encontro, onde será registrada a quantidade e os nomes dos participantes; os relatos das pessoas idosas; os compromissos assumidos; as facilidades e as dificuldades encontradas; impressões quanto ao engajamento dos participantes na atividade e; Entrevista Final perguntas semi-direcionadas sobre a satisfação do/a participante com a intervenção e resultados alcançados percebidos. Cada grupo participará de uma intervenção dividida em oito sessões. Será adotada uma metodologia participativa, quando os participantes serão incentivados a colaborarem com a solução para um problema elencado, motivando-os a protagonizarem a gestão de sua própria vida. As ações buscarão evocar o que cada participante percebe sobre sua situação atual e quais as motivações para a mudança. Em cada encontro os participantes serão incentivados a explorarem as possibilidades de mudanças em suas vidas, incluindo a identificação de estratégias de suporte e enfrentamento e o referenciamento a redes de apoio institucionais. A entrevista final será realizada individualmente, em sessão agendada após o término da intervenção coletiva. Durante a entrevista final serão reaplicadas as escalas respondidas na etapa inicial. A análise dos dados sobre o perfil sociodemográfico será realizada por meio de estatística descritiva simples. Para a comparação entre os resultados iniciais e finais das escalas, os dados serão inseridos no software estatístico Jamovi, versão 2.3, para análise por meio do Teste T. As respostas discursivas às entrevistas serão transcritas e inseridas em documento de texto no formato exigido para análise de corpus textual pelo software IRaMuTeQ, através da Classificação Hierárquica Descendente que resulta num dendograma de classes e permite a realização de análise lexical do conteúdo textual.Espera-se que os resultados desta pesquisa possam colaborar com a qualificação das intervenções com pessoas idosas realizadas no âmbito da Assistência Social e que o público atendido receba novas estratégias profissionais que auxiliem no desenvolvimento de suas habilidades psicossociais.

Externa ao Programa - 1666951 - GRASIELLE SILVEIRA TAVARES - nullExterno à Instituição - HENRIQUE SALMAZO DA SILVA - UCB
Presidente - 3137020 - ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
Externo à Instituição - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO - UFPI
Externa ao Programa - 2344297 - MARGO GOMES DE OLIVEIRA KARNIKOWSKI - null