Banca de DEFESA: Thathyara Dantas Maia

DISCENTE : Thathyara Dantas Maia
DATA : 15/09/2023
LOCAL: teams + sala 46/8

Minha casa não é mais a mesma: mudanças das dinâmicas familiares na perspectiva das crianças em processo de escolarização

Desenvolvimento Humano; Escola; Reconfigurações familiares; Psicologia Cultural; Posicionamentos de Self.

Este trabalho aborda as mudanças nas estruturas e dinâmicas familiares após o período pandêmico na perspectiva das crianças no retorno à escola de forma presencial. Durante a pandemia de COVID-19, toda a sociedade teve que se ajustar para evitar a proliferação do vírus em busca da preservação de si e dos seus. Esta pesquisa utiliza o momento pós-pandêmico como linha temporal histórica para analisar a relação casa-escola, visto que o isolamento e as mudanças no modo de viver coletivamente foram abruptamente modificadas. Sob o olhar a Psicologia Cultura, o trabalho compreende família como um ser coletivo que partilha experiências, signos e cultura a todo momento em contato com os indivíduos, que embora também façam parte desse sujeito coletivo, são subjetivos e possuem outras aprendizagens fora do seu núcleo familiar. A partir de uma metodologia qualitativa, a pesquisa empírica buscou investigar, em uma escola rural do Distrito Federal, os efeitos das reconfigurações familiares de um grupo de cinco participantes, estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamenta I. Contou, ainda com a colaboração a pedagoga e a orientadora. Foram realizados grupo focal com as crianças e entrevistas semiestruturadas com as pedagogas, guiados pelos objetivos específicos: 1) analisar as narrativas sobre as significações de si compartilhadas no grupo em situações de diálogo; 2) identificar os posicionamentos de si das crianças dentro do grupo social família mediante a leitura dos livros e reflexões; 3) investigar a relação entre as mudanças nas dinâmicas familiares e os seus efeitos na vida escolar do grupo pesquisado. Mediante a análise das narrativas, os resultados indicam que é possível identificar diferentes posicionamentos de si e significações diversas entre irmãos da experiência de ruptura familiar, assim como afirmar que as reconfigurações familiares interferem com o rendimento escolar apenas em alguns casos. Em outros, os processos socioemocionais implicados nas mudanças domésticas podem levar a criança a se vincular à escola de variadas formas.

Interna - ***.350.231-** - ANGELA MARIA CRISTINA UCHOA DE ABREU BRANCO - NÃO INFORMADO
Interna - 3137020 - ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
Externa à Instituição - PATRÍCIA CARLA SILVA DO VALE ZUCOLOTO - UFBA
Presidente - 2686011 - SANDRA FERRAZ DE CASTILLO DOURADO FREIRE