Banca de DEFESA: Geane de Jesus Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Geane de Jesus Silva
DATA : 18/10/2023
LOCAL: teams

Mudanças Subjetivas do(a) Pedagogo(a) Escolar da Equipe Especializada e Apoio à Aprendizagem- EEAA em Experiência de Formação Profissional Continuada

Teoria da subjetividade, formação profissional continuada, pedagogo(a) da EEAA, pedagogo(a) escolar, mudança subjetiva

A investigação teve como meta principal compreender o processo de mudanças nas configurações subjetivas em uma experiência de formação profissional continuada com pedagogo(a)s da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA da Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Teoricamente está ancorada na Teoria da subjetividade de González Rey em diálogo com compreensões contemporâneas sobre desenvolvimento humano em compreensão à subjetividade, como um processo psicológico humano complexo, multidimensional, recursivo, contraditório e imprevisível, a partir de processos que possibilitem o seu desenvolvimento, em especial, os que estejam ligados as ações formativas no âmbito da profissão. Epistêmica e metodologicamente, pautou-se nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e da Metodologia Construtivo-Interpretativa como bússola à elaboração e estudo de uma proposta de formação, intitulada Diálogos Pedagógicos, que teve como público 14 pedagogas da EEAA da SEDF. A referida proposta visou romper com as visões dicotômicas e instrumentalistas dos cursos preparatórios, tendo como eixo central das ações e relações a implicação emocional e a reflexão orientada teoricamente em torno da configuração subjetiva da função de pedagoga escolar e da configuração subjetiva da formação profissional. A construção interpretativa, nos possibilitou a produção de indicadores e hipótese que possibilitaram a percepção de como essas configurações subjetivas se constituíam inicialmente e, de modo especial, o reconhecimento das mudanças subjetivas ao longo e após a ação formativa. Essas produções nos orientaram à produção do modelo teórico à compreensão do objetivo geral e à produção da tese de que a experiência de formação profissional continuada pautada numa perspectiva dialógica, com implicação emocional e reflexão orientada teoricamente, é mobilizadora de mudanças subjetivas que abrem vias de conhecimento de si, do outro e do meio, sustentando redimensionamentos pessoais e profissionais. Temos, com isso, a expectativa de contribuir em programas diferenciados de formação profissional continuada tanto para as/os profissionais pedagogas/os que compõem a EEAA do Distrito Federal como de outros espaços de formação profissional continuada.

Externa ao Programa - ***.985.131-** - ALBERTINA MITJANS MARTINEZ - UH
Presidente - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Externa à Instituição - GEANDRA CLÁUDIA SILVA SANTOS - UECE
Externo ao Programa - 1320186 - JOSE FERNANDO PATINO TORRES - UnBExterna à Instituição - MARILDA APARECIDA BEHRENS - PUCPR