Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE LINHARES AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANNE LINHARES AZEVEDO
DATA : 14/12/2023
LOCAL: plataforma teams

Reações Emocionais no Período do Personalismo: O professor está preparado para lidar?

Reações emocionais, período do personalismo, relação aluno-professor, Wallon.

A criança, por excelência, é mais emocional, em especial no início de sua vida, ou seja, ela se manifestará fisicamente por meio da emoção. Um dos grandes autores que tematizou a questão das emoções em sua teoria foi Henri Wallon, no qual defendeu que a evolução integral do ser humano depende, sobremaneira, da reciprocidade entre afetividade e cognição, não podendo fragmentar o ser humano em seu desenvolvimento. Ressaltou ainda que as emoções têm uma função importantíssima no desenvolvimento infantil, pois são por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Por outro lado, há uma grande dificuldade dos professores em lidar com situações emotivas encontradas no contexto de sala de aula, em especial ao se depararem com a imprevisibilidade da emoção da criança. Esse estudo defende que os professores da educação infantil, na sua prática docente, não compreendem as reações emocionais das crianças, em especial de raiva e agressividade, no período do personalismo (de crise da formação do eu), entre 4 e 5 anos. Será contemplada na pesquisa tanto os conceitos como as manifestações das emoções na perspectiva psicogenética de Wallon. O objetivo geral da pesquisa será compreender as reações emocionais das crianças na escola, no período do personalismo, e a forma como essas reações são interpretadas pelas professoras da educação infantil. A pesquisa será conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e oficinas representativas com as crianças, denominadas de “oficinas de criação de aulas”. Nesse tipo de pesquisa, como respalda Minayo, o foco está mais no processo do que no produto, ou seja, em como as pessoas percebem e pensam sobre o tema. Ao analisar as interações emocionais na educação infantil, este estudo busca oferecer uma perspectiva sobre como os professores podem criar ambientes mais acolhedores e produtivos, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. A pesquisa também visa contribuir para a literatura acadêmica sobre a psicologia educacional, destacando a relevância de promover ambientes escolares mais conscientes das necessidades emocionais das crianças e capacitar os professores a lidar eficazmente com emoções desafiadoras, contribuindo para um desenvolvimento emocional e cognitivo mais harmonioso.

Externa à Instituição - ADRIA DE LIMA SOUSA - UFAM
Externa à Instituição - CLÁUDIA FUKUDA - UCB
Interna - 1972785 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
Interna - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO