Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RITA COSTA DE SOUZA LOBO BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA RITA COSTA DE SOUZA LOBO BRAGA
DATA : 08/12/2023
LOCAL: plataforma teams

A produção de significados na experiência universitária nos cronotopos da pandemia de COVID-19

Pandemia, Cronotopo, Ensino Superior

Este estudo tem como objetivo analisar os significados que emergiram das experiências dos estudantes de graduação em relação a si e ao mundo durante o período da pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada em 7 meses e envolveu a participação de 19 estudantes do sexo feminino, com idades variando entre 18 e 23 anos. As estudantes estavam matriculadas em diferentes semestres, variando do 1º ao 6º, no curso de Terapia Ocupacional de uma universidade localizada na região Centro-Oeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas em grupo com perguntas abertas para aquisição dos dados necessários, que nortearam a discussão dos participantes. Os encontros ocorreram mensalmente, abrangendo períodos de distanciamento social e retorno às aulas, e foram realizados por meio da plataforma digital TEAMS em formato virtual. Cada sessão durou em média 60 minutos, sem intervalos. Essas entrevistas foram gravadas e, posteriormente, passarão por uma análise dialógico-temática para conclusão do estudo. Os resultados preliminares sugerem que as narrativas produziram sistemas de polifonia, abordando temas como medo e ansiedade gerados pela incerteza da situação, dificuldade de adaptação às aulas em formato remoto, acúmulo de funções (trabalho, estudo e cuidado familiar), autoexigência, entre outros. Embora a pesquisa esteja em andamento, identificou-se nas narrativas dos estudantes o impacto das mudanças cronotópicas sobre si e sobre o mundo, relacionadas principalmente ao contexto social, à formação universitária e à rotina familiar, durante o período pandêmico.

Externa à Instituição - CARLA CRISTIE DE FRANÇA SILVA - UCB
Externa à Instituição - EDA MARIA DE OLIVEIRA HENRIQUES - UFF
Externa à Instituição - GISELE CRISTINA RESENDE - UFAM
Externa ao Programa - 1759778 - LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS - nullExterna ao Programa - 3249535 - SARAH RAQUEL ALMEIDA LINS - null