Banca de QUALIFICAÇÃO: Thaisa da Silva Fonseca

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thaisa da Silva Fonseca
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Psicologia Escolar e Interculturalismo: atuação institucional na Educação Básica e Superior.

Psicologia Escolar. Atuação do psicólogo. Interculturalismo. Multiculturalismo.

O Brasil é um país de dimensão continental marcado por uma pluralidade racial, étnica, religiosa, cultural que materializa o interculturalismo; a atual configuração migratória, com o aumento de imigrantes e refugiados, amplia esse cenário que é acrescido de grupos minoritários como indígenas, quilombolas, negros. Esse fenômeno reflete-se no âmbito educacional, caracterizando mais um inovador campo de atuação para a Psicologia Escolar. Em uma compreensão histórico-cultural, dar voz àqueles historicamente silenciados é reverberar, dialeticamente, o processo de transformação desses sujeitos e dos demais integrantes da comunidade educativa. Defende-se que as trocas potencializadas por essas relações interculturais nos contextos educacionais oferecem uma fértil oportunidade para a mediação da psicóloga escolar em prol da emancipação e valorização dessas populações. Com base nessa concepção e defesa, estruturou-se essa pesquisa com o objetivo de investigar a atuação da Psicologia Escolar em cenários de interculturalismo presentes na Educação Básica e Superior. Os aportes teóricos fundamentam-se na Psicologia histórico-cultural e na Psicologia Escolar Crítica. A metodologia qualitativa guiará a investigação, que será delineada em: (a) Estudo 1 – Educação Básica e (b) Estudo 2 – Educação Superior. Os participantes do Estudo 1 serão (a) psicólogas escolares da EEAA/SEEDF e (b) gestores/coordenadores de escolas que possuem um cenário intercultural. Os participantes do Estudo 2 serão (a) psicólogas escolares da UnB; (b) gestores/coordenadores de Decanatos, Diretorias e Coordenações ligadas ao tema; e (c) estudantes de cursos de graduação que caracterizam a população intercultural da UnB. As informações serão analisadas qualitativamente à luz da Psicologia histórico-cultural, considerando a análise de processos, a partir da produção de sentidos e significados. Como contribuição dessa investigação, será desenvolvida uma proposta de atuação de psicólogas escolares, por meio de uma pesquisa-intervenção, com foco em ações interculturais.

Externa à Instituição - ADRIELLE DE MATOS BORGES TEIXEIRA - UNEB
Presidente - 2241443 - CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO
Externo ao Programa - 1998610 - LEONARDO CAVALCANTI DA SILVA - nullExterna à Instituição - MARA APARECIDA LISSARASSA WEBER - UNICEUB
Externa à Instituição - Pollianna Galvão Soares - UFMA