Banca de DEFESA: Ana Laura Brasil Peralta

DISCENTE : Ana Laura Brasil Peralta
DATA : 20/12/2023
LOCAL: plataforma teams

O que passou e o que ficou: vivências de estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial e no retorno para o presencial

Vivências. Ação de aprender. Ensino Remoto Emergencial. Análise Temática

O isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 desencadeou diversas mudanças no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. No campo da Educação, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que consiste na transposição das aulas presenciais para a modalidade online. Essa mudança repentina e sem precedentes mobilizou uma série de transformações na ação de aprender que podem ter reverberações para o futuro da Educação. Nesse contexto, foi objetivo desta pesquisa investigas as vivências de estudantes de mestrado durante o ERE e no retorno para as aulas presenciais. Fundamentamo-nos na Psicologia Cultural-Histórica e utilizamos o método da Análise Temática reflexiva em nível latente. A pesquisa de campo foi feita com três estudantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília, e realizamos três entrevistas individuais com cada um(a) e uma dinâmica grupal. Como resultado, construímos três temas que agregam constelações de significados produzidos pelo grupo que foram significativos para compreensão e análise das vivências durante esse período. O primeiro tema foi intitulado “Parece que eu era atropelada em todo momento”: vivências durante o isolamento. Nele discutimos principalmente as emocionalidades produzidas durante o isolamento, marcadas pela angústia, solidão e adoecimento. O tema seguinte foi nomeado “Foi muito desafiador. Até hoje corro atrás dos prejuízos”: adaptações e desenvolvimentos na ação de aprender. Abordamos a ação de aprender principalmente durante e após o ERE, bem como as mudanças, adaptações e desenvolvimentos. O último tema foi intitulado “Deu pra tirar leite de pedra”: reflexões sobre as vivências do ERE. Nele aportamos a capacidade dos(as) estudantes de gerar novas aprendizagens e possibilidades dentro de um contexto de muitas dificuldades e sofrimentos. Finalmente, enfatizamos a centralidade da escuta e do diálogo para a construção dessa pesquisa e fazemos recomendações para futuras pesquisas e para profissionais que atuam no Ensino Superior, principalmente na pós-graduação.

Externa à Instituição - SORAYA VIEIRA SANTOS - UFG
Interna - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Externa ao Programa - 1759778 - LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS - nullPresidente - 1549024 - WILSA MARIA RAMOS
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 19:22