Banca de DEFESA: Catia Candido da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Catia Candido da Silva
DATA : 05/02/2024
LOCAL: Plataforma Teams

A CONSTITUIÇÃO ESTÉTICA DE SI DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CANDOMBLECISTAS NAS FRONTEIRAS ENTRE O TERREIRO, A ESCOLA E A FAMÍLIA

Estética de si; Desenvolvimento Humano; Estudantes; Candomblé; Escola

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de constituição estética de si de crianças e adolescentes candomblecistas estudantes de escolas públicas do Distrito Federal considerando a fronteira escola/terreiro. A perspectiva teórica assumida foi a Psicologia Cultural, na qual são considerados os aspectos históricos, culturais e dialógicos envolvidos no processo de constituição estética de si. Foram utilizados, ainda, os pressupostos da Teoria do Posicionamento e os conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem, de Mikhail Bakhtin. A metodologia utilizada inseriu-se na abordagem qualitativa de base etnográfica considerando sua peculiaridade em ampliar as possibilidades de estudos empíricos por levar em conta a pluralidade das esferas da vida e primar pela interpretação das informações em oposição à mensuração quantitativa. Para a produção das informações realizamos observações participantes nos terreiros de candomblé e rodas de conversa com crianças e adolescentes destes terreiros que estudam em escolas públicas do Distrito Federal. A análise das informações foi realizada por meio da Análise temática dialógica a partir da qual foram identificadas as axiosferas, os temas, os afetos e os posicionamentos dos participantes da pesquisa. Defendemos a tese de a constituição estética das crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas participantes da pesquisa se dá na região fronteiriça entre as axiosferas terreiro, escola e família, onde as tensões geradas pelos embates axiológicos os impelem a posicionar-se nas interações. Compreendemos, ainda, que quanto maior intimidade das crianças e adolescente com os valores, os conhecimentos e os rituais dos terreiros, maior a possibilidade de que sua constituição estética de si se apresente como afrorreferenciada, colaborando para que elas se sintam mais empoderadas e se posicionem de modo a assumirem e defenderem sua religião.

Externa à Instituição - STELA GUEDES CAPUTO - UERJ
Externa à Instituição - LADY DAIANE MARTINS RIBEIRO - UFCAT
Presidente - 2279490 - FABRICIA TEIXEIRA BORGES
Interna - ***.836.407-** - MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA - UnB