Banca de DEFESA: Telma Silva Santana Lopes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Telma Silva Santana Lopes
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Team + sala no IP

As mudanças na subjetividade social da escola: múltiplos olhares para as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia

escola; subjetividade social; ensino remoto, pandemia

O objetivo central desta tese de doutorado foi compreender as mudanças na subjetividade social da escola em interrelação com as ações e relações pedagógicas, em meio aos tensionamentos, desafios e complexidades do ensino remoto emergencial no contexto de pandemia da Covid-19 e retorno ao ensino híbrido/presencial. A pesquisa aconteceu em uma Escola Classe da rede pública do DF, com a participação de professores, direção, equipes de apoio e pedagógica e demais funcionários da instituição. Foi orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa e seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos para produção das informações, consistiram em recursos para a expressão livre dos professores participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observações participantes, diário reflexivo, rodas de conversas, diálogos em momentos informais, presenciais e no contexto da virtualidade. O modelo teórico da pesquisa foi construído considerando: no Eixo 1 - as diretrizes oficiais para implementação do ERE na pandemia. No eixo 2 - As ações e relações pedagógicas na subjetividade social da escola no ERE e pandemia e Eixo 3- As ações e relações pedagógicas na subjetividade social da escola no ensino híbrido/presencial. Na construção interpretativa, identificamos que a subjetividade social passou por diversas flutuações que se expressaram desde o retorno às atividades escolares, nas relações entre os atores escolares e no protagonismo de alguns profissionais e grupos, o que permitiu-nos fundamentar a tese de que as mudanças na subjetividade social da escola, esteve relacionada às mudanças identificadas nas ações e relações pedagógicas desenvolvidas, as quais foram possíveis mediante o engajamento de núcleos centrais de organização e gestão na escola, porém foram marcadas pela morosidade, retroações e pelo confronto com a subjetividade social ampla da rede pública de educação.

Externa ao Programa - ***.985.131-** - ALBERTINA MITJANS MARTINEZ - UH
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA - UNICEUB
Externa à Instituição - LUCIANA SOARES MUNIZ - UFU
Presidente - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS