Banca de DEFESA: Luciana Dantas de Paula

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Dantas de Paula
DATA : 17/05/2024
LOCAL: plataforma teams

: Promovendo o Desenvolvimento Dialógico de Professores para Lidar com Preconceitos e Incertezas

Psicologia Cultural; Psicologia do Desenvolvimento; Práticas pedagógicas; Interacções entre professores

Os professores enfrentam inúmeras incertezas em seu trabalho em sala de aula, principalmente quando os alunos fazem perguntas para as quais não têm resposta ou quando surgem conflitos. Embora muitos professores tenham sido instruídos a evitar tópicos controversos, no mundo polarizado de hoje, não se trata de uma questão de se, mas de quando encontrarão situações de incerteza ou conflito; cabendo a pergunta: professores devem engajar em conversas difíceis com os alunos ou evitá-las? Considerando esse cenário, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar possíveis mudanças nas perspectivas e posicionamentos dos professores em relação a como navegar incertezas e conflitos envolvendo preconceitos e temas sensíveis, por meio da realização de um curso de extensão sobre conflitos em sala de aula. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo ancorado nos fundamentos teóricos e epistemológicos da Psicologia Cultural e do Paradigma Dialógico. Ambas as abordagens entendem os fenômenos humanos como complexos, dinâmicos e interdependentes da cultura e do contexto. Assim, foi realizado um grupo de focal de oito semanas com treze professores do ensino fundamental e médio. As reuniões online foram estruturadas para se adaptarem às contribuições dos participantes. Ademais, foram realizadas três entrevistas individuais semi-estruturadas para obter feedback, entender suas experiências e o impacto das reuniões. O rico conjunto de informações coconstruídas nesta pesquisa foi organizado em dois eixos de análise: horizontal, fornecendo uma visão ampla dos dados ao longo das sessões, e vertical, concentrando-se em análises individuais dos participantes. Rastreamos e articulamos os movimentos dos participantes no diálogo durante as reuniões, identificando tensões, contradições e concordâncias; e analisamos as nuances de suas perspectivas e posicionamentos em relação aos conflitos e incertezas que enfrentavam. Os principais desafios dos professores estavam menos ligados às interações professor-aluno e mais ligados ao caleidoscópio de relações complexas dos níveis macro (estrutural e institucional) e que refletiam nas relações de nível micro que eles tinham de navegar. O medo e as incertezas sobre possíveis repreensões institucionais ou a perda do controle da turma foram algumas das preocupações que surgiram. Mensagens culturais hipergeneralizadas, restrições institucionais, falta de apoio e treinamento surgiram como barreiras para os professores para sequer tentar implementar práticas dialógicas em sala de aula. Por essa razão, na tentativa de traduzir as intenções dialógicas em prática, precisamos enfatizar a dimensão afetiva. Horizontes de possibilidades surgiram dos processos coletivos de coconstrução de significados durante as interações dos participantes, nos quais foram identificados indicadores de abertura que poderiam tirálos de grandes incertezas em direção a uma maior conexão com o que é possível em cada momento. Também foram identificados shifts nas perspectivas e posicionamentos dos participantes, o que interpretamos como indicativo de um micro-processo de mudança - um construto frutífero para a psicologia do desenvolvimento. Concluímos destacando que os esforços na direção da cocriação de uma atmosfera afetivo-semiótica acolhedora são essenciais para o desenvolvimento de uma educação democrática. Os professores são mais capazes de lidar com as incertezas inerentes às práticas pedagógicas e dialógicas quando contam com essa atmosfera construtiva.

Externa à Instituição - PILAR ANTONIETA VALENZUELA RAMÍREZ
Externo à Instituição - VLAD PETRE GLAVEANU
Externa à Instituição - ANA CECILIA BITTENCOURT BASTOS - UFBA
Presidente - ***.350.231-** - ANGELA MARIA CRISTINA UCHOA DE ABREU BRANCO - NÃO INFORMADO