Banca de QUALIFICAÇÃO: STELA MARTINS TELES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STELA MARTINS TELES
DATA : 19/07/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Teams (www.encurtador.com.br/mrSY4)

O movimento subjetivo na atuação profissional docente de professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Subjetividade; Educação Profissional e Tecnológica; Pós-graduação; Formação para o Ensino Superior

O presente projeto tem como objetivo estudar a configuração subjetiva da ação profissional de professores orientadores que atuam no mestrado profissional em ept, ofertado pela Rede dos Institutos Federais, compreendendo-a como uma possibilidade de formação em serviço que pode contribuir para o aprimoramentos das práticas pedagógicas em suas salas de aula, em todos os níveis e modalidades que os Institutos ofertam. Tem como aporte teórico a Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural e dialoga com o processo de desenvolvimento humano, entendendo que o exercício profissional também constitui o desenvolvimento psicológico do professor. Calcado na Epistemologia Qualitativa que propõe uma metodologia que legitima o singular para a compreensão de que a realidade não é algo estático, mas dinâmico e processual. O processo de construção dos informações, a partir dos instrumentos como entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas e observações das orientações e formações, serão interpretadas à luz da Teoria da subjetividade, buscando a compreensão da configuração subjetiva da ação profissional e o possível impacto no desenvolvimento subjetivo do professor orientado.

Externo à Instituição - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA - UFPI
Externo à Instituição - JOSE FERNANDO PATINO TORRES - UnB
Presidente - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS
Interna - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA