Participação política no cotidiano escolar: possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio
participação política; adolescência; ensino médio; desenvolvimento humano.
A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil não foi um evento isolado, mas faz parte de um processo de retomada de governos de extrema direita no mundo. Essa ascensão, entre diversos outros fatores, se relaciona com um processo de desencanto com a política tradicional e despolitização da sociedade de modo mais amplo. Esse cenário tem impactos na educação, e na construção de vivências democráticas no ambiente da escola. É a partir desse campo, mais especificamente da etapa do ensino médio, que defendo a importância da participação política escolar de adolescentes, como possibilidade de desenvolvimento de recursos de personalidade. Para alcançar esse objetivo, apresento inicialmente o atual contexto de desdemocratização e sua relação com o neoliberalismo, mais especificamente a partir do cenário brasileiro desde as jornadas de 2013. Posteriormente, a discussão se centra na educação enquanto um campo em disputa, e, portanto, necessariamente politizado. Em seguida, são apresentados os marcos teórico-metodológicos da psicologia materialista dialética que embasam o entendimento sobre desenvolvimento e adolescência, como forma de subsidiar a discussão sobre a participação política de adolescentes no ambiente escolar. Apresentadas as construções teóricas citadas, é exposta a metodologia sistematizada para alcançar o objetivo proposto, seguindo-se o calendário de realização das atividades
para consecução do doutoramento.