Banca de QUALIFICAÇÃO: Alexandre Morency

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alexandre Morency
DATA : 31/03/2023
LOCAL: TEAMS

ESTUDOS PROSPECTIVOS PARA UMA PROPOSTA DE CONSTRUCÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO SISTEMA EDUCATIVO HAITIANO COM RELAÇÃO À PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA.

Psicologia escolar – psicólogo escolar – sistema educativo haitiano

O sistema educacional haitiano enfrenta muitas dificuldades internas e externas que o tornam precário: analfabetismo crônico, abandono escolar, alunos acima da idade permitida, falta de professores em todos os níveis, treinamento deficiente dos professores, orçamento insuficiente. Entretanto, ela é dominada pelo setor privado, cujasescolas representam 85% da oferta escolar no ciclo de educação básica. A pesquisa documental e literária realizada mostra que há muito pouca produção científica sobre a relação entre educação e psicologia capaz de explicar os aspectos psicológicos da situação educacional no Haiti. A psicologia escolar ainda não é bem conhecida na educação haitiana. Este projeto de pesquisa visa construir para uma psicologia escolar no sistema educacional haitiano com a possibilidade de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, para a transformação social e o desenvolvimento pleno dos alunos haitianos, e para a eficácia da educação no Haiti, a fim de ter uma sociedade mais justa, uma nova escola. O modelo de psicologia escolar utilizado neste estudo é o brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa de campo, mais precisamente uma abordagem qualitativa na qual serão realizadas entrevistas semiestruturadas com 3 psicólogos escolares no Brasil e 3 psicólogos escolares no Haiti; grupos de foco com estudantes de psicologia na Universidade Franco-Haitiana de CapHaitien, Haiti, e com um grupo de diretores e professores de educação básica no Distrito Escolar de Saint-Louis du Nord, Haiti.

Interno - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externa à Instituição - IOLETE RIBEIRO - UFAM
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA - UNICEUB
Interna - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS