Banca de QUALIFICAÇÃO: Suellen Cristina Rodrigues Kotz

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Suellen Cristina Rodrigues Kotz
DATA : 14/07/2023
LOCAL: TEAMS

CRIATIVIDADE NA CIÊNCIA: ANÁLISE DAS DIMENSÕES INDIVIDUAIS, FAMILIARES E ESCOLARES ANTECEDENTES À TRAJETÓRIA DE CIENTISTAS CRIATIVOS

criatividade, ciência, desenvolvimento humano, cientistas

Tanto a ciência, quanto a criatividade são fenômenos interrelacionados, pois implicam na emergência do novo. A criatividade é reconhecida como uma habilidade imprescindível para lidar com os desafios que permeiam a humanidade, bem como para a promoção do desenvolvimento humano e social. Pesquisas têm sido conduzidas de maneira a identificar pessoas criativas por meio da análise de características individuais e aspectos contextuais em diversos domínios de expressão. Nesta pesquisa, o foco de análise será a criatividade no domínio da ciência, e tem como objetivo: analisar as dimensões individuais, familiares e escolares antecedentes às trajetórias de cientistas criativos. Com esta pesquisa, pretende-se avançar nos estudos relacionados à trajetória dos cientistas, de forma a examinar seu desenvolvimento com profundidade, ao considerar estas dimensões de forma relacional. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa e delineamento descritivo exploratório. Participarão do estudo 16 cientistas reconhecidos como criativos, sendo um do gênero masculino e um do feminino, distribuídos em cada uma das oito grandes áreas do conhecimento, segundo a classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Elas subdividem-se em: ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais, ciências agrárias, letras e engenharias. O instrumento utilizado para a coleta de dados será a entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados serão analisados por meio da Análise Temática. Acredita-se que uma análise de divíduos que confira importância a seus antecedentes de desenvolvimento, possa trazer avanços para estudos de criatividade na ciência.

Externa à Instituição - MARÍA JOSÉ RUIZ MELERO - UNIMUR
Externa à Instituição - SUSELAINE SEREJO MARTINELLI - IFB
Externo ao Programa - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Presidente - 1972785 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO