A CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO DO BRINCAR COMO ESPAÇO/TEMPO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS IMIGRANTES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Brincar. Infâncias. Imigração. Experiência
: Tendo como pressuposto basilar a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano de Lev Semionovitch Vigotski e da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon, ambas ancoradas no materialismo histórico-dialético e os estudos contemporâneos acerca da infância, o presente estudo tem o objetivo de evidenciar a produção cultural de crianças migrantes por do meio brincar, compreendendo que as crianças podem expressar suas variadas formas de ser e estar no mundo por meio da brincadeira. Reconhecemos que a situação de migração e refúgio possuem grande complexidade, mas queremos por meio desta pesquisa defender que as crianças que chegaram ao Brasil (re) configuram suas formas de ser e estar no mundo a partir dos seus territórios, de modo a produzir cultura e resistir às lógicas preestabelecidas para elas, por meio do brincar. Nesse sentido, a pesquisa será realizada por meio de Metodologia Qualitativa, orientada pela própria teoria histórico-cultural. Serão realizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Pesquisa documental, em que será feita uma leitura cuidadosa acerca dos documentos oficiais sobre a Educação Infantil em níveis Federal e Distrital e do Projeto Político Pedagógico da escola em que será realizada a pesquisa; b) Sessões de observação participante nos momentos do brincar livre das crianças; c) Realização de oficinas do brincar com crianças professoras (brincar livre, brincadeiras dirigidas, brincando de música, manuseio de brinquedos estruturados e não estruturados, confecção de brinquedos e brincando com a natureza) e rodas de conversa com as crianças e professoras; d) Entrevistas Semiestruturadas com pais e/ou responsáveis pelas crianças, docentes e gestoras escolares; e) Produção de um diário de campo da pesquisadora com relatos e percepções acerca das vivências; f) Visitas técnicas à instituição de acolhimento aos imigrantes no Distrito Federal a fim de uma melhor compreensão acerca do tema da migração. A construção e análise das informações construídas, será ancorada na perspectiva histórico-cultural, levando em conta a relação pesquisadora/participantes durante a pesquisa, permitirá que se elabore um conhecimento construtivointerpretativo acerca da temática, tendo como pano de fundo o objetivo da pesquisa por meio de análise de categorias.