Banca de QUALIFICAÇÃO: Davi Contente Toledo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Davi Contente Toledo
DATA : 18/07/2023
LOCAL: teams

INCLUSÃO ESCOLAR COMO REESCRITA DE MUNDO: MEMÓRIA, DEFICIÊNCIA E ESCOLA

Estudos da Deficiência, Psicologia Histórico-Cultural, Educação Inclusiva, Estudos Decoloniais, Narrativas de Vida.

No presente projeto temos o objetivo de compreender os sentidos, tensões, afetos e contradições vivenciados por pessoas com deficiência que atuam profissionalmente no âmbito escolar e o papel que assumem no tensionamento e na transformação dos espaços em que atuam. Para isso nos valeremos das narrativas (auto)biográficas de vida. Realizaremos os encontros para construção das narrativas de vida com dois sujeitos, em que analisaremos também os artefatos culturais relevantes e carregados de sentido e afeto que se relacionem à história de vida dos sujeitos na relação com o espaço escolar. Na condição de pesquisador, psicólogo escolar e pessoa com deficiência, serei um dos sujeitos participantes da pesquisa, em que analisarei escritos em diários pessoais, registros e artefatos relevantes. Considerando os princípios da ciência idiográfica e da Epistemologia Qualitativa, as narrativas (auto)biográficas permitem que compreendamos aspectos e dinâmicas da sociocultura a partir de casos singulares. A análise das informações se dará por meio do método cartográfico. A sustentação teórica da pesquisa se dará a partir de três grandes eixos. O primeiro eixo é composto pelos Estudos da Deficiência, que deslocam o foco das perspectivas biomédicas, propondo a deficiência como fenômeno histórico, social e cultural. Traremos ainda as contribuições da perspectiva decolonial para os Estudos da Deficiência, localizando os sujeitos em suas histórias coloniais, com as intersecções de raça/cor, gênero e deficiência. O segundo eixo teórico é da educação inclusiva, que consiste em um compromisso técnico, político e ético diante da busca pela justiça social e equidade na educação. O último eixo teórico consiste na Psicologia histórico-cultural, que nos oferece um enquadre teórico-epistemológico em que os sujeitos são constituídos social e historicamente, ao mesmo tempo em que são ativos no processo de construção e transformação social. A Psicologia histórico-cultural nos permite superar a dicotomia individual-social, abrindo caminhos para que compreendamos os sentidos compartilhados socialmente a respeito da deficiência e como estes aspectos trabalham nas produções subjetivas individuais.

Presidente - 1122891 - REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
Interna - 1170733 - SILVIANE BONACCORSI BARBATO
Externa à Instituição - IOLETE RIBEIRO - UFAM
Externo à Instituição - JORDI GARCIA FARRERO - UNIBARCELONA