Banca de QUALIFICAÇÃO: Fabiana Darc Miranda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fabiana Darc Miranda
DATA : 26/07/2023
LOCAL: teams

Psicologia Escolar Crítica e Formação Continuada de Psicólogos Escolares: atuação, contexto e perspectivas em Goiás.

Atuação profissional. Desafios. Formação inicial e continuada. Psicologia escolar e educacional. Psicologia crítica.

Os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, nos últimos anos, têm sofrido intensas e significativas reformas estruturais; são marcados, historicamente, por uma formação clínica em Psicologia, o que não possibilita problematizações e reflexões relacionadas a atuação do Psicólogo Escolar frente à diversidade apresentada no ambiente escolar, ou seja, uma psicologia para todos e não para poucos. A partir da implementação da Lei Nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, é possível ressignificar e direcionar os currículos para uma formação do psicólogo escolar mais potente e coadunada com a realidade presente nos contextos educativos. Nessa direção, as discussões sobre a formação continuada têm sido muito debatidas na literatura, porém com foco no público de professores e outros atores educacionais, e no caso do psicólogo escolar, ainda se torna um tema pouco explorado; contudo, muito relevante. A formação continuada tem o propósito de capacitar o psicólogo escolar, conhecendo e apresentando tais realidades, e proporcionando apropriação de conhecimentos transformadores dessa realidade e também aprimoramento profissional. Precisamos pensar em práticas contextualizadas e que redirecionem as ações no campo, vinculando às realidades educativas e também às diversidades presentes nas escolas, compreendendo as construções subjetivas. Diante do exposto, a presente pesquisa tem o objetivo de descrever e analisar de forma crítica como a Psicologia Escolar e Educacional tem se configurado no estado de Goiás e quais as principais práticas vêm sendo desenvolvidas no contexto educativo, no que tange a diversidade e quais os avanços e desafios diante das pesquisas já realizadas e da Lei 13.935/2019, buscando pensar a Formação Continuada como uma indicação nesse contexto. A pesquisa inicial trata-se de um estudo bibliográfico e documental, com pesquisa de campo, por meio de realização de entrevistas. Será estruturada em etapas, a saber: primeiramente desenvolver capítulos teóricos que resgatem a história da Psicologia Escolar e Educacional e o seu percurso histórico, buscando descrever ainda os desdobramentos da Psicologia Escolar Crítica no Brasil e em Goiás e os Desafios e as possibilidades de inserção profissional nos contextos escolares no estado por meio de um mapeamento desses profissionais e quais práticas estão desenvolvendo. E nessa direção, buscar compreender se a Formação Continuada está presente na trajetória desses profissionais e se mostra necessária. Nesse sentido, espera-se, com esta pesquisa, contribuir para realizar um mapeamento histórico-conceitual, e que possamos reafirmar o compromisso ético-político e social do psicólogo escolar esperado na atuação e a necessidade de uma formação consciente com a prática e as realidades advindas do contexto educativo para uma atuação cada vez mais consciente do papel do psicólogo escolar.

Externa à Instituição - ALBA CRISTHIANE SANTANA DA MATA - UFG
Interno - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externa à Instituição - IOLETE RIBEIRO - UFAM
Interna - 3137020 - ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE