Banca de QUALIFICAÇÃO: Margaret da Conceição Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Margaret da Conceição Silva
DATA : 08/12/2023
LOCAL: plataforma teams

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E A COMUNIDADE ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES IDOSOS COM DEFICIÊNCIA

Pessoa com deficiência. Envelhecimento. Inclusão. Educação Especial. Psicologia

O tema envelhecimento tem despertado o interesse dos pesquisadores nos últimos anos, porém de forma discreta quando se diz respeito ao envelhecimento de pessoas com deficiência. No Brasil, o interesse por estudos sobre o envelhecimento marcou a segunda metade do século XX, sendo criada em 1961, por médicos e professores de medicina a Sociedade Brasileira de Geriatria que em 1969 passou a incorporar profissionais de outros segmentos e a ser denominada de Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A Psicologia do desenvolvimento tem um papel importante nessa discussão, no sentido de promover uma melhor compreensão do desenvolvimento do ser humano ao longo da vida e, consequetemente, uma melhor qualidade de vida para esses que envelhecem. Especialmente no contexto escolar, há muitos desafios que permeiam o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência e, mais ainda, quando se intersecciona com o envelhecimento. Este projeto de qualificação de doutorado, tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes idosos com deficiência matriculados na Secretaria de Educação do Distrito Federal. A metodologia será qualitativa, de recorte transversal, com a participação de 12 participantes, sendo quatro tríades de participantes (estudante idoso, professor tutor e familiar) de quatro Regiões Administrativas do Distrito Federal Como instrumento para a construção dos dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas de perspectiva narrativa e áudio-gravadas com cada participante de pesquisa. A duração média para cada entrevista será de 50 minutos por participante de pesquisa. Para a análise dos dados, será utilizado o software IraMuTeQ, por apresentar um importante rigor estatístico e permitir aos pesquisadores utilizarem diferentes recursos técnicos de análise lexical. Pretende-se com esta pesquisa contribuir para a construção de arcabouço teórico nesta área do conhecimento, bem como colaborar para implementação de políticas públicas que envolvam esses estudantes idosos com deficiência.

Externa à Instituição - EDUARDA REZENDE FREITAS - UCB
Externa à Instituição - HELOISA GONÇALVES FERREIRA - UERJ
Interno - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interna - 1972785 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO