Banca de QUALIFICAÇÃO: Tayná Diniz Frederico

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tayná Diniz Frederico
DATA : 23/02/2023
LOCAL: Auditório Maristela

"Estudo de duas enzimas oxidorredutases da Delftia sp. na degradação de plásticos e o potencial biotecnológico desta bactéria na degradação de lignina."

polietileno, plástico, biodegradação, oxidorredutases, peroxirredoxina, coniferil aldeído desidrogenase, Delftia.

Os plásticos são materiais fundamentais para o cotidiano do ser humano. Em 2021, a produção de plásticos atingiu 390,7 milhões de toneladas, sendo os mais produzidos polietileno, polipropileno e policloreto de vinila. Devido à alta produção e ao descarte inadequado, a contaminação ambiental por plásticos se tornou um dos problemas ambientais mais relevantes, impactando a vida dos animais, plantas e humanos. A biodegradação dos plásticos utilizando microrganismos ou parte deles, como as enzimas, é uma das formas mais sustentáveis de lidar com esses resíduos. Apesar de várias pesquisas com microrganismos já terem sido realizadas, ainda não foi descrito e estabelecido um perfil de degradação para os plásticos. Neste trabalho, foram selecionadas duas enzimas, peroxirredoxina (BCP) e a coniferil aldeído desidrogenase (CalB), a partir de dados genômicos e transcritômicos prévios da Delftia sp. quando cultivada com polietileno de alta densidade. O objetivo principal do trabalho é realizar a purificação e a caracterização dessas enzimas e estudar os efeitos destas na degradação de polietileno, outros tipos de plásticos. Além disso, como foram encontrados uma série de proteínas no genoma e transcritoma da Delftia sp. conhecidas na literatura por degradar lignina, foi realizado o cultivo dessa bactéria com corantes sintéticos que mimetizam estruturas da lignina para dessa forma avaliar o potencial biotecnológico dessa bactéria na degradação da lignina. A enzima BCP foi purificada utilizando a técnica de cromatografia por afinidade com Histag e por exclusão molecular e está apresentou atividade na remoção de peroxido de hidrogênio. A proteína CalB está em processo de purificação. O cultivo da Delftia sp. com corantes sintéticos mostrou a capacidade dessa bactéria na descoloração dos corantes, indicando uma possível atividade degradadora de lignina. Os próximos passos do trabalho envolvem a purificação da proteína CalB e a caracterização de ambas essas proteínas, identificando pH e temperatura ótimos, o efeito da diferença de pH e temperatura na estrutura secundária das enzimas e a termoestabilidade das enzimas. Em seguida, serão testados os efeitos dessas enzimas em diferentes tipos de plásticos, incluindo análises utilizando FTIR e GC-MS para observar a ocorrência de modificação da estrutura dos plásticos pela ação enzimática.

Presidente - 2222088 - ELIANE FERREIRA NORONHA
Externo à Instituição - FABYANO ALVARES CARDOSO LOPES - UFT
Externa ao Programa - 2221665 - LIDIA MARIA PEPE DE MORAES
Externo ao Programa - 2644635 - ROBERT NEIL GERARD MILLER