Banca de DEFESA: Fellipy Samuel Rocha

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fellipy Samuel Rocha
DATA : 19/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

"Estudo da Associação da Ftalocianina de Cobre Tetrasulfonada (CuPcSO4) ao Nanocompósito de TiO2/Grafeno Com Vistas a Ação Fotocatalítica".


PALAVRAS-CHAVES:

CuPcSO4, TiO2, grafeno, absorbância, adsorção, fotocatálise


PÁGINAS: 154
RESUMO:

Apesar do dióxido de titânio (TiO2) ser um dos compostos pioneiros na aplicação em fotocatálise, ainda existe bastante espaço para estudar e aprimorar sua capacidade de fotoabsorção e propriedades fotocatalíticas. TiO2 sozinho, apresenta atividade fotocatalítica sob influência da luz ultravioleta, mas somente 5% da energia solar se encontra nesta faixa, e 45% da radiação solar é composta de radiação eletromagnética na região de comprimento de onda visível. Ftalocianinas são estudas devido suas interações com a luz visível, a ftalocianina de cobre tetra sulfonada (CuPcSO4) foi associada a TiO2 e grafeno (GR) acoplado a TiO2. O composto de TiO2-GR e CuPcSO4 foi preparado e seu comportamento fotoquímico estudado. O composto tem uma capacidade de adsorção de CuPcSO4, 26% maior do que o TiO2 sozinho. A incorporação da CuPcSO4 na superfície do TiO2-GR é capaz de gerar um deslocamento batocrômico da sua assinatura típica, indicando uma funcionalização capaz de reduzir o bandgap do fotocatalisador. A CuPcSO4 apresenta uma maior separação da sua banda Q em contato com o TiO2, tornado a banda Qy aquela com maior intensidade. As variações da absorbância são indícios que os compostos estudados apresentam maior atividade fotocatalítica, e aproveitamento de um espectro luminoso mais amplo ao comparados ao TiO2. Os compostos TiO2-CuPcSO4 e TiO2-GR-CuPcSO4 apresentam uma interação com a anfotericina B, evidenciado pelo deslocamento hipsocrômico da resposta do fármaco indicando aumento do seu estado agregado. A energia e químicos consumidos durante o processo de síntese contribuem significativamente com o impacto ambiental. É importante elucidar se existem vantagens práticas e econômicas na funcionalização de materiais. Uma análise de ciclo de vida simplificada é feita para a síntese de 1 Kg de cada um dos compostos estudados. Os compostos com 30% de grafeno por massa, apresentam impactos cerca de 80% maiores do que os demais em algumas categorias. Um toque de engenharia aplicada é adicionado para dar uma concepção geral da viabilidade do desenvolvimento de um modelo piloto para quem procura tratar água por fotocatálise. O projeto hidráulico do sistema é adotado para um fluxo de 1 L/min para facilitar os cálculos do projeto para não especialistas. Fotocatalisadores heterogêneos, se mostram um processo promissor para a remediação do meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALISSON MENDES RODRIGUES - UFCG
Presidente - 1644041 - CLAURE NAIN LUNARDI GOMES
Externo à Instituição - EDUARDO HENRIQUE DUARTE - UQ
Externo ao Programa - 1315132 - ELTON CLEMENTINO DA SILVA - UnBExterna ao Programa - 2091109 - VIVIAN DA SILVA SANTOS - UnB
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 10:55
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app10.sigaa10