Banca de DEFESA: Andréia Camargo Pinheiro

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Andréia Camargo Pinheiro
DATA : 24/03/2023
LOCAL: Auditoium 2 do IB – Instituto de Biologia

Avaliação do efeito anti-inflamatório de nanoemulsões à base de óleo de pequi (Caryocar brasiliense) em macrófagos in vitro e em modelo de edema in vivo.

óleo de pequi, nanotecnologia, inflamação, nocicepção, macrófagos, fitoterápicos.

A inflamação é um conjunto de alterações que ocorrem no organismo e se inicia imediatamente após um estímulo, estando associada a diversas causas, que vão desde infecções à estresse ou disfunção relacionados a fatores emocionais, imunológicos ou genéticos. A inflamação crônica está relacionada a diversas enfermidades, tendo relação com a evolução de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, a diabetes e o câncer, que são hoje as principais causas de mortalidade no mundo, fenômeno que tem contribuído para um aumento expressivo da demanda médica para casos inflamatórios. Os anti-inflamatórios estão entre os fármacos mais prescritos e consumidos no mundo, sendo utilizados desde 1897, com a produção da aspirina. Apesar de serem amplamente estudados ao longo destes anos, ainda apresentam uma importante limitação de uso, que está associada ao tempo prolongado e os consequentes efeitos adversos. Novas pesquisas têm levantado uma preocupação alarmante em relação a novas descobertas relacionando o uso de anti-inflamatórios à complicações gastrointestinais, cardiovasculares, hepáticas, renais, cerebrais e pulmonares, o que eleva a necessidade de novos fármacos com efetiva ação anti-inflamatória e que traga segurança para uso a longo prazo. Neste quesito, a biodiversidade brasileira representa fonte rica de moléculas bioativas que podem contribuir tanto para a resolução quanto prevenção de processos inflamatórios. O óleo de pequi (Caryocar brasiliense), planta originária do Cerrado brasileiro, é constituído principalmente por ácidos graxos e carotenoides que lhe conferem diversas propriedades biológicas, incluindo efeito anti-inflamatório. Entretanto, a hidrofobicidade dessas moléculas representa limite à suas administrações. Portanto, o óleo de pequi foi nanoestruturado em forma de nanoemulsão (PeNE) como forma de melhorar o transporte e entrega do óleo às celulas. Neste trabalho, as investigações foram conduzidas em 3 capítulos: (1) revisão sistemática avaliando o potencial anti-inflamatório do óleo de pequi em sua forma livre ou nanoestruturada; (2) síntese e caracterização de PeNE, avaliação da citotoxidade em macrófagos da medula óssea de ratos diferenciados por L929, in vitro, na viabilidade celular e avaliação do potencial anti-inflamatório sobre estas células quanto a modulação de mediadores inflamatórios e alterações morfológicas de ativação; (3) síntese, caracterização e avaliação do efeito anti-inflamatório e nociceptivo da PeNE por modelo de edema induzido por carragenina, além de avaliação de toxicidade por meio de análises clínicas, bioquímicas, hematológicas e histopatológicas em ratos machos Rattus novergicus, In vivo, além de avaliação de citotoxidade, fragmentação de DNA e incorporação da NePE em células de macrógafos J774-1, in vitro. Os resultados demonstraram que há diversos estudos indicando atividade anti-inflamatoria do óleo de pequi, porém, até o momento não há nenhuma revisão sistemática envolvendo estes dados e que a literatura aponta a interação do óleo de pequi com mecanismos do processo inflamatório através da modulação de mediadores pró e anti-inflamatórios. Além disso, obteve-se sucesso na obtenção da PeNE estável e de acordo à proposta de ser utilizada como nanofitoterápico, com atividade citotóxica sobre macrófagos dose dependente, biocompatibilidade, atividade anti-inflamatória e anti-nociceptiva em modelos in vitro e in vivo. Dessa forma, a utilização do óleo de pequi nanoestruturado como alternativa ou complemento aos fármacos anti-inflamatórias convencionais é promissor e carece de atenção para futuros estudos investigativos para melhor compreensão do seu potencial ant-inflamatório e anti-nociceptivo.

Externa ao Programa - 2223020 - ANAMELIA LORENZETTI BOCCA
Externa à Instituição - ANDREANNE GOMES VASCONCELOS - UDF
Presidente - 1949262 - GRAZIELLA ANSELMO JOANITTI
Externo ao Programa - 1652361 - MARCELO HENRIQUE SOUSA