Banca de DEFESA: Débora Pires Porto Barbosa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Débora Pires Porto Barbosa
DATA : 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 3-IB
TÍTULO:

" Estudo da penetração cutânea in vitro de nanocarreadores de óxidos de ferro com diferentes coberturas ".


PALAVRAS-CHAVES:

nanocarreadores, nanopartículas, óxido de ferro, penetração cutânea, administração tópica, ácido láurico, dodecilamina, Pluronic F127.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo o estudo da penetração cutânea de diferentes nanocarreadores de oxido de ferro e avaliar a sua aplicação para a administração tópica de fármacos. As nanopartículas (NPs) foram sintetizadas via coprecipitação em meio básico e funcionalizadas com três surfactantes diferentes, o ácido láurico (aniônico), a dodecilamina (catiônico) e o Pluronic F127 (não iônico), formando dispersões coloidais estáveis em meio aquoso. Os nanocarreadores sintetizados foram caracterizados por meio das técnicas de espalhamento dinâmico de luz, microscopia eletrônica de transmissão, espectroscopia no infravermelho e Raman. As NPs apresentaram diâmetro médio, obtido por microscopia eletrônica de transmissão, aproximadamente 6,50 nm, enquanto o tamanho hidrodinâmico variou de 130 a 230 nm, dependendo do tipo de cobertura. A partir dos espectros Raman obtidos, observou-se que a oxidação das partículas de magnetita para maguemita foi efetiva, enquanto a análise dos espectros no infravermelho indicou a presença da cobertura nos 3 nanocarreadores. Estudos de penetração cutânea in vitro dos 3 nanosistemas, utilizando pele da orelha de suínos como modelo para a pele humana e empregando o método Saarbrüecken modificado, foram realizados por 12, 24 e 36 horas. A técnica de ressonância ferromagnética foi empregada para obter a concentração de ferro no estrato córneo e no folículo piloso, no entanto, não se observou a presença de ferro na pele remanescente. Os resultados indicaram que os 3 nanocarreadores apresentam potencial para a aplicação tópica de fármacos, possibilitando um tratamento local, sem atingir a corrente sanguínea, minimizando os efeitos colaterais do fármaco.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Elton Brito Ribeiro - UFMT
Externo ao Programa - 1951906 - JOSE JOAQUIN LINARES LEON - nullPresidente - 1122819 - MARIA APARECIDA GODOY SOLER PAJANIAN
Externo ao Programa - 1764408 - PAULO EDUARDO NARCIZO DE SOUZA - null
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 09:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app08.sigaa08