Banca de QUALIFICAÇÃO: Samuel Lamarão Alves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Samuel Lamarão Alves
DATA : 11/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconfêrencia
TÍTULO:

"Estudos dos compostos FexVyMnz e FexTiyMnz nanoestruturados".


PALAVRAS-CHAVES:

Nanocompósito, Caracterização Morfológica, Caracterização Estrutural, Caracterização Magnética, Caracterização Elétrica, Caracterização óptica.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Este projeto de qualificação trata do desenvolvimento e estudo dos compostos FexVyMnz e FexTiyMnz, onde x, y e z são frações molares e serão sintetizados na escala nanocristalina na forma de nanoestruturas. O estudo consiste na síntese e caracterização morfológica, estrutural, elétrica, magnética e óptica do material nanoestruturado. Nos primeiros testes realizados neste estudo de pesquisa, a princípio, o material pré-desenvolvido, as estruturas FexVyMnz e FexTiyMnz foram nanocompósitos com diâmetros cristalinos em torno de 47 nm (obtidos por difração de raios-x), pelo método de síntese de combustão térmica em mufla. No auxílio das sínteses foram aplicados os catalisadores ácidos calconcarboxilico e uréia. Outras medidas de caracterização testes realizados até o momento foram FTIR, XRF. As medidas de XRF mostraram que nas estruturas de nanocompósitos estão presentes os átomos desejados. Foi observado que os catalisadores usados não alteram as frações molares dos elementos químicos. Nos espectros de FTIR, foram observados que a respostas usando ambos os catalisadores não influenciam os resultados dos espectros. Onde as vibrações de grupos estruturais apresentam o mesmo comportamento. Medidas de EPR foram realizadas e os espectros mostraram características similares usando ambos catalisadores ácidos calconcarboxilico e uréia. Amostras com variação molares ainda não foram caracterizadas. As caracterizações dos nanocompósitos estão em andamento usando espectroscopia UV-Vis para análise espectroscópica, técnica microscopia eletrônica de transmissão (MET) para medição do diâmetro médio, polidispersão e morfologia das nanopartículas na matriz do nanocompósito, microscopia eletrônica de varredura (MEV) para identificar a forma da estrutura da matriz do nanocompósito, espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDS) para identificar e quantificar a porcentagem de cada elemento químico presente na matriz do nanocompósito, difração de raios X (DRX) para identificar a estrutura, medir os parâmetros de rede, a fase e o arranjo espacial das matrizes de FexVyMnz e FexTiyMnz. Análise termogravimétrica (TGA-DTG) vai ser realizada para avaliar o comportamento da matriz do nanocompósitos pela transformada de Fourier (FTIR) vamos utilizada para identificar a distribuição dos elementos químicos na cobertura da matriz do nanocompósito. Medidas de magnetometria, impedância elétrica, condutividade elétrica e nível de acidez ainda estão também em andamento. Essas técnicas de caracterização permitirão obter informações detalhadas sobre as propriedades e a estrutura da matriz nanocompósito, contribuindo para uma compreensão mais completa e aprofundada desse material.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO MARTINS - UFJ
Presidente - 1929494 - JOAO PAULO FIGUEIRO LONGO
Interno - 1547480 - JOSE ANTONIO HUAMANI COAQUIRA
Externo à Instituição - JOSMARY RODRIGUES SILVA - UFMT
Externo à Instituição - MAURO GUILHERME FERREIRA BEZERRA - IFRO
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 13:02
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14_Prod.sigaa08