Banca de DEFESA: Pedro Andres Granados Munoz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Pedro Andres Granados Munoz
DATA : 19/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

"Preformulation studies to guide the production of a mucoadhesive oral film containing triamcinolone acetonide by hot-melt extrusion for the treatment of recurrent aphthous stomatitis".


PALAVRAS-CHAVES:

Estomatite aftosa recorrente; Triancinolona acetonida; Termoextrusão; Pré-formulação; Dispersões sólidas amorfas; Filmes orais.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A estomatite aftosa recorrente (EAR) é a doença bucal que mais afeta a população global, atingindo até 25% das pessoas. A triancinolona acetonida (TA) tem sido amplamente utilizada no tratamento da EAR, no entanto, as formas farmacêuticas disponíveis não são eficientes nesse propósito, havendo uma significativa necessidade de desenvolvimento de um sistema de administração melhorado. Este trabalho propõe obter uma dispersão sólida amorfa contendo TA fabricada por termoextrusão, na forma de um filme oral mucoadesivo, como alternativa para o tratamento da EAR. Para isso, um detalhado protocolo de pré-formulação foi desenvolvido usando ferramentas teóricas e experimentais que levaram à seleção de quatro carreadores poliméricos e um plastificante. A partir dos parâmetros de solubilidade de Hansen, a miscibilidade entre o fármaco e os polímeros selecionados foi estabelecida, sendo PVA > EUD > PVPVA > HPMCAS, enquanto a análise térmica (DSC) permitiu estabelecer a miscibilidade experimental, com base na porcentagem de fármaco no estado amorfo, sendo EUD (81.07%) > PVA (67.55%) > PVPVA (45.57%) > HPMCAS (8.46%). A partir das curvas DTG foram observados problemas de estabilidade nas misturas contendo PVA, PVPVA ou HPMCAS, assim como a evaporação parcial do plastificante (TEC). O espectro FTIR confirmou os resultados. A mistura TA-EUD-TEC (10:60:30, p/p) foi termoextrusada com fluxo contínuo, levando à obtenção de uma dispersão sólida amorfa na forma de filme mucoadesivo com espessura de 0,69 ± 0,06 mm. O teor de fármaco foi determinado em 99,6% e a mucoadesão resultante foi considerada moderada (0.216N ± 0.031). A caracterização físico-química foi realizada através de DSC, TGA, FTIR e MEV. Os resultados sugerem evaporação parcial do plastificante líquido e a formação de anidridos derivados da cadeia polimérica resultantes do processo de aquecimento. O protocolo de pré-formulação estabelecido permitiu selecionar os materiais adequados para o processamento da TA por termoextrusão, no entanto, a estabilidade dos materiais durante o processamento deve ser cuidadosamente estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA MARCELA NIETO MUNOZ - CreaTIC-CO
Externa à Instituição - GEISA NASCIMENTO BARBALHO - OUTROS
Interno - ***.401.839-** - IDEJAN PADILHA GROSS - UFSC
Presidente - 1634362 - MARCILIO SERGIO SOARES DA CUNHA FILHO
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 11:42
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app08.sigaa08