Decisões apropriadas em reúso de água na modernização da estação de tratamento de esgotos de Brazlândia-DF na bacia hidrográfica do rio Descoberto
Segurança hídrica e reúso de água. Ferramenta PESTEL no reúso de água. Reúso de água indireto potável. Reúso de água direto restrito na agricultura. Análise multicritério para tomadas de decisão apropriadas no reúso de água.
A gestão dos recursos hídricos apresenta-se atualmente como um dos maiores desafios para a humanidade, sendo a escassez hídrica uma dura realidade enfrentada por diversas nações ao redor do mundo. Diante desse cenário global, os investimentos no reúso de água têm se consolidado como uma estratégia crucial para incrementar a segurança hídrica nas cidades. Nesse contexto, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) investirá na modernização da Estação de Tratamento de Esgotos de Brazlândia (ETE Brazlândia), viabilizando a produção de águas de reúso por meio da implantação de novos processos que vão elevar o nível de tratamento da estação de secundário para terciário. Além disso, a ETE Brazlândia modernizada vai permitir a geração de biogás e criar uma unidade de gerenciamento de lodo (UGL), introduzindo ganhos ambientais e segurança hídrica para o Distrito Federal. Diante dessa nova realidade operacional, esta pesquisa estudou os principais impactos desse investimento no Sistema de Esgotamento Sanitário de Brazlândia (SES Brazlândia), levantando questões e selecionando decisões apropriadas para o reúso de água em Brazlândia no contexto da gestão dos recursos hídricos entre as bacias hidrográficas do rio Descoberto no DF e do rio Verde em Goiás. Para tanto, a pesquisa realizou duas análises multicritério pelo método da ponderação aditiva simples para selecionar alternativas apropriadas para a CAESB nos cenários interno e externo da companhia, considerando a produção de águas de reúso pela estação de tratamento modernizada. No cenário externo, foi selecionada a destinação apropriada para o reúso de água na bacia hidrográfica do rio Descoberto, adotando objetivos PESTEL (Política, Economia, Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente e Legislação) no âmbito da PNRH. No cenário interno da CAESB, a pesquisa também selecionou a configuração apropriada na ETE Brazlândia para reúso de água na agricultura em propriedades do assentamento rural Maranatha, desenvolvendo objetivos de eficiência operacional, produtividade agrícola e adequação da irrigação, integrando aspectos de saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos.