Do chão que pisamos aos saberes que construímos: a retomada do território educacional Apurinã na Aldeia Chaparral a partir da educação territorializada - Boca do Acre/AM
apurinã; educação do pé no chão; nucleação escolar; educação territorializada; escola na aldeia; retomada.
Esta dissertação investiga os impactos da retirada da escola da Aldeia Chaparral, situada na Terra Indígena Boca do Acre (AM), e propõe caminhos para a construção de uma “educação territorializada” a partir da realidade do povo Apurinã. A pesquisa partiu da constatação de que a política de nucleação escolar configura uma forma de violência epistêmica, gerando desvalorização da identidade indígena, precarização do ensino e ruptura com os modos próprios de educar. O objetivo geral foi analisar a importância de uma escola dentro da aldeia que valorize os saberes tradicionais, fortaleça a memória coletiva e articule os conhecimentos indígenas e não indígenas. Por meio de uma abordagem colaborativa, foram realizadas observação participante, entrevistas abertas e oficinas com a comunidade. As atividades permitiram resgatar memórias históricas, construir os calendários de sabores e de plantio, e desenhar, de forma coletiva, a escola sonhada pelos Apurinã. Os resultados confirmam a hipótese de que a escolarização fora da aldeia tem efeitos negativos sobre as crianças e adolescentes, e apontam para a necessidade e viabilidade de uma escola que respeite o território, os tempos e os saberes do povo. A pesquisa alcançou seus objetivos específicos ao documentar a trajetória histórica e as lutas dos Apurinã, traçar um panorama dos processos educacionais e identificar práticas tradicionais como elementos fundantes de um projeto pedagógico próprio. Conclui-se que a educação territorializada é uma alternativa legítima e necessária, constituindo-se como um instrumento de afirmação cultural, política e epistêmica. Este trabalho é um passo inicial na retomada educacional do povo Apurinã e na construção de políticas públicas que respeitem e fortaleçam os projetos de vida indígenas.