Banca de DEFESA: Juami Antonio de Aquino

DISCENTE : Juami Antonio de Aquino
DATA : 28/06/2024
LOCAL: Universidade de Brasília

Educação escolar quilombola: o ensino de matemática escolar como ferramenta de educação em direitos humanos. Lições a partir da Comunidade Kalunga Vão do Moleque (Maiadinha), Goiás

Educação Escolar Quilombola; Ensino de Matemática; Direitos Humanos; Orçamento Público; Sequência Didática.

A partir da minha atuação como estagiário no Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), vim a entender que entender mais sobre orçamentos pode ser uma ferramenta poderosa para compreender e defender os direitos humanos. Assim, escolhi incorporar essa dimensão à minha pesquisa sobre o ensino da matemática. A minha dissertação, “Educação escolar quilombola: um estudo sobre ensino de matemática na Comunidade Kalunga Vão do Moleque (Maiadinha) como ferramenta de educação em direitos humanos”, tem o propósito de avaliar momentos em que se torna possível acesso ao conhecimento sobre direitos humanos por meio do ensino do orçamento público em sala de aula do ensino médio. Para tanto, foi necessário buscar referências e elaborar uma síntese sobre a relação entre orçamentos e direitos humanos, e construir uma sequência didática a partir do orçamento escolar adequada para uma turma de 1a série do ensino médio. As atividades da pesquisa incluíram a aplicação desta sequência didática junto aos estudantes de 1a série do ensino médio da Escola Estadual Kalunga I (sede) do município de Cavalcante-GO. Nessa perspectiva, realizei uma pesquisa tendo como base o conceito de pesquisa-ação proposto por Michel Thiollent que envolve a realização de uma pesquisa orientada para a resolução de problemas coletivos e o desenvolvimento de ações concretas para promover mudanças na realidade investigada. Os teóricos que forneceram base para o desenvolvimento da pesquisa contribuíram para compreensão sobre educação e educação matemática, direitos humanos, orçamento público e metodologias de ensino, auxiliando na elaboração da sequência didática proposta. Diante disso, verifiquei que, apesar da infraestrutura moderna da Escola Estadual Kalunga I (sede), há desafios como a falta de recursos na biblioteca. Com base na aplicação e análise crítica da Sequência Didática (SD), percebe-se o engajamento dos alunos e a conexão com temas como orçamento e cidadania, o que impõe a constatação de que há necessidade de melhorias para garantir qualidade educacional.

Presidente - 2333890 - STEPHANIE CAROLINE NASUTI
Interna - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interno - 3227544 - CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
Externa à Instituição - CARMELA MORENA ZIGONI PEREIRA