O RACISMO ESTRUTURAL E A DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA NO DISTRITO FEDERAL: um obstáculo à eleição de deputados federais negros.
Deputado Federal. Negros. Distrito Federal. Racismo Estrutural. Fundo Especial de Financiamento de Campanha.Deputado Federal. Negros. Distrito Federal. Racismo Estrutural. Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Dados do IBGE demonstram que a maior parcela da população distrital é composta por pessoas negras, mas dados do TSE comprovam que a maioria dos deputados federais eleitos pelo Distrito Federal são brancos. Os reflexos da escravidão e de uma abolição incompleta perpassaram gerações trazendo benefícios para os descendentes dos escravocratas e man-tendo os descendentes dos escravizados numa situação precária. O racismo estrutural, fruto deste processo de desumani-zação do negro, contribuiu para a exclusão política do negro ao mantê-lo fora dos centros decisórios. Deste modo, a dis-tribuição do FEFC também sofre os efeitos de uma sociedade cujas estruturas são racistas impedindo que negros ocupem cargos políticos proporcionalmente à sua presença na sociedade.