Banca de DEFESA: Lucas Costa Monteiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucas Costa Monteiro
DATA : 02/07/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

UMA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE PBL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental, Socioconstrutivismo, Aprendizagem Baseada em Problemas, Termodinâmica, Alfabetização Científica.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

O ensino de Física, embora predominantemente associado ao Ensino Médio e ao Ensino Profissionalizante, também é encontrado nos Anos Finais do Ensino Fundamental. No entanto, é comum que essas aulas sejam ministradas por docentes com formação em Biologia ou Ciências Naturais, o que limita a discussão acadêmica para esse contexto escolar. Este estudo visa preencher essa lacuna ao desenvolver um Produto Educacional abrangente e alinhado com o rigor científico, oferecendo uma alternativa aos professores que lecionam nesse nível de ensino e buscam abordagens pedagógicas inovadoras. Tomamos como perspectiva que o ensino de Física pode ser um excelente promotor de Alfabetização Científica entre alunos desse nível escolar, e, assim, fundamentamos nossa abordagem em perspectivas consolidadas de educação e aprendizagem, especialmente no campo do Ensino de Física. Utilizamos o socioconstrutivismo de Vygotsky e o scaffolding como base teórica, combinados com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas. Esses referenciais proporcionaram ferramentas fundamentais para nossas escolhas pedagógicas. Focamos na Termodinâmica básica como matéria de ensino, aplicada de forma prática, e implementamos nossa abordagem em oito turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em uma rede escolar privada do Distrito Federal. A dinâmica das aulas foi centrada no debate científico, na colaboração entre os alunos, na realização de experimentos e na troca de conhecimento. Utilizamos registros diários, produção textual, prática e discussões em grupo como ferramentas de observação participante, alinhando nossa pesquisa à atuação menos direta do professor em sala de aula. Os resultados evidenciaram alto engajamento dos alunos, aumento na percepção da ciência como construção coletiva e desenvolvimento satisfatório de autonomia, além de estimular debates e questionamentos sobre conhecimentos científicos. Em suma, nossa abordagem proporcionou experiências pedagógicas enriquecedoras e lúdicas, algo incomum para o nível de ensino abordado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SIMONE DA GRAÇA DE CASTRO FRAIHA - UFPA
Interna - 1672308 - ALESSANDRA FERREIRA ALBERNAZ
Interno - 402654 - ANTONIO CARLOS PEDROZA
Presidente - 1412911 - VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 11:59
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