Banca de DEFESA: LUCAS FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS FERREIRA DA SILVA
DATA : 05/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditorio Do CIF
TÍTULO:

Dos Leds aos Pulsares: Uma Sequência Didática Imersiva para o Ensino de Física e Astrofísica no Ensino Fundamental e Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Pulsar; Circuito LED; Ensino de Astronomia; Ensino de Astrofísica; Eletrônica.


PÁGINAS: 227
RESUMO:

Cada vez mais, as tecnologias estão presentes nas salas de aula e no ambiente escolar. A presença do smartphone em sala de aula já é uma realidade para muitas escolas do Brasil e do mundo. Com o acesso a experimentos interativos em sala de aula, simulações, imagens, vídeos, softwares e componentes eletrônicos, os
estudantes podem explorar conceitos complexos, compreender processos e encarar o universo de maneira prática e inspiradora. Neste trabalho partiremos da funcionalidade de circuitos eletrônicos simples, como um circuito LED blinker, para relacionar com conceitos astronômicos e astrofísicos de pulsares, técnicas de
detecção e radioastronomia. O enfoque do trabalho está na apresentação de um experimento interativo, acessível e de baixo custo, para o ensino de astronomia e astrofísica através de componentes eletrônicos, uso de smartphones, análise de dados a partir de softwares livres e utilização de uma simulação 3D sobre pulsares.
Trata-se da proposta de uma sequência didática imersiva que busca envolver ativamente os estudantes no processo experimental, de forma que consigam relacionar os conteúdos escolares com a investigação e resolução de problemas em situações reais. A SD “Dos LEDs aos Pulsares” foi dividida em 5 momentos e sua
aplicação ocorreu em um período de 3 semanas, em duas etapas, uma no ensino médio ao final do segundo semestre de 2023, outra no ensino fundamental no segundo semestre de 2024, contando com uma população de estudo de 33 estudantes. A análise dos dados desta pesquisa foi conduzida seguindo os preceitos
metodológicos estabelecidos por Bardin (2004), com foco na análise de conteúdo. Para a construção dos dados utilizou-se dois instrumentos: questionários, respondidos pelos estudantes durante o trabalho; documentos produzidos pelos estudantes durante a pesquisa e o diário de campo produzido pelo pesquisador. Por fim, a SD
“Dos LEDs aos Pulsares” demonstrou ser uma abordagem potencialmente inovadora e eficaz para o Ensino de Física, Astronomia e Astrofísica nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, pois foi capaz de promover uma experiência de aprendizagem significativa e imersiva aos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA - UFOPA
Interno - 1804140 - FABIO FERREIRA MONTEIRO
Interno - 2224741 - LUIZ ANTONIO RIBEIRO JUNIOR
Presidente - 1412911 - VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 28/01/2025 13:14
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app24.sigaa24