Banca de DEFESA: GIOVANNI SESOSTRES FERREIRA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNI SESOSTRES FERREIRA RIBEIRO
DATA : 17/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório da Física
TÍTULO:

HIERARQUIAS DAS APRENDIZAGENS DE GAGNÉ: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Hierarquias de Aprendizagem, Teoria da Relatividade.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Esta dissertação tem o propósito de trazer o ensino de Física Moderna e Contemporânea, comumente negligenciado na Educação Básica, ao alcance dos estudantes do Ensino Médio. Apesar de relevância, a abordagem da Teoria da Relatividade naquele nível de ensino ainda é bastante limitada. Essa lacuna evidencia um problema pedagógico: a ausência de propostas didáticas sistematizadas que auxiliem aos docentes abordar a Relatividade de maneira estruturada e integrada com as exigências cognitivas dos estudantes. Assim, a presente pesquisa propõe a produção, aplicação e avaliação de uma sequência didática referenciada nas Hierarquias da Aprendizagem de Robert Gagné, modelo que estrutura os níveis de complexidade cognitiva em progressão ascendente e orienta o planejamento de instruções eficazes, organizando os conteúdos segundo níveis hierárquicos de aprendizagem. Primeiramente, foi feita uma análise da teoria de Gagné para que se pudesse investigar como esse aporte poderia apoiar o desenvolvimento hierárquico dos processos e conteúdos disponibilizados aos estudantes, com o objetivo de que sejam alcançadas as habilidades e armazenadas na memória de longa duração. A aplicação foi feita com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram organizadas em três módulos: 1. Relatividade Clássica de Galileu (duas aulas); 2. Teoria da Relatividade Restrita (quatro aulas); 3. Teoria da Relatividade Geral (quatro aulas). As estratégias de aplicação passaram por aulas expositivas, projeções multimídia, abordagens experimentais, discussões em grupos e resolução de questões propostas. Durante a aplicação, notou-se a ausência clara de pré-requisitos que variam desde a falta de domínio de Matemática básica, até o fato de que nenhum estudante tinha conhecimento de fenômenos ondulatórios. Esses aspectos encadearam muitas ausências dos estudantes na aplicação da sequência didática, além de produzir dificuldades na aplicação – que, entretanto, foram mitigadas pelas estratégias empreendidas. Os resultados em torno desse processo foram construídos por meio da análise dos registros elaborados pelo professor e das produções dos estudantes. Disso, constatamos o engajamento e evidências substanciais de aprendizagem de ordem superior, pelos que participaram integralmente, e de aprendizagem parcial, pelos demais. Nesse sentido, a proposta da sequência didática se mostrou viável para aplicação no grupo de estudantes pesquisado, incorporando contribuições relevantes aos processos de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - TIAGO DESTEFFANI ADMIRAL
Presidente - 1663797 - MARCELLO FERREIRA
Interno - 2173638 - OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO
Interno - 1803399 - RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
Notícia cadastrada em: 30/06/2025 14:51
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