Investigando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Propagação de Calor:
Uma Sequência Didática com recursos lúdicos
ensino de física; aprendizagem significativa; jogo educativo; propagação de calor; recursos audiovisuais.
Este trabalho enfrenta o desafio persistente, no ensino de Física, de promover a aprendizagem de conceitos abstratos, em particular, a propagação de calor, cujas dificuldades são reiteradas por avaliações em larga escala. O objetivo foi investigar o potencial de uma sequência didática, ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que integra recursos audiovisuais, um jogo de tabuleiro “Aventura Térmica” e mapas conceituais para favorecer a construção de significados. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, foi realizada com nove estudantes do Ensino Médio noturno de uma escola pública do Distrito Federal. A intervenção constituiu um Produto Educacional com vídeos conceituais, o jogo de trilha e material para elaboração de mapas, articulado a um conjunto de instrumentos: pré-teste, pós-teste, teste de retenção, questionário de percepção e análise dos mapas produzidos. Na análise quantitativa, o teste de Wilcoxon indicou ausência de diferença significativa entre o pré-teste e um pós-teste de maior complexidade, mas revelou ganho estatisticamente significativo, de grande magnitude, entre o pré-teste e o teste de retenção, evidenciando aprendizagem duradoura. A análise qualitativa apontou elevada aceitação da abordagem lúdica e colaborativa; os mapas conceituais mostraram diferenciação progressiva e correção de imprecisões, ainda que a reconciliação integradora permaneça como desafio. Conclui-se que a articulação sinérgica de vídeos, jogo e mapas, orientada pela Teoria da Aprendizagem Significativa, promove aprendizagem mais profunda e consolidada, configurando um modelo pedagógico promissor para o ensino de conceitos abstratos em Física em contextos escolares desafiadores.