Eletrodinâmica no Novo Ensino Médio: Uma Proposta Dialógica sob a Perspectiva CTSA
Ensino de Física; Eletrodinâmica; CTSA; Paulo Freire; Ensino Dialógico, Novo Ensino Médio.
O presente trabalho descreve uma proposta de ensino que dá ênfase a uma formação integral do indivíduo, crítico e autônomo como atributos necessários para o pleno exercício da cidadania como prescrevem os documentos que regem a Educação Básica brasileira. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entende-se a crítica como a compreensão informada dos fenômenos naturais e culturais, e a autonomia como a capacidade de tomar decisões fundamentadas e responsáveis. Nesse sentido foi escolhida a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) como uma abordagem capaz de promover um ensino que almeja ampliar os objetivos de ensino de Ciências para além do mero acúmulo de informações ou transposições mecânicas de técnicas de resolução de exercícios. Em Paulo Freire encontra-se uma possibilidade de se alcançar os objetivos do ensino externados nos documentos, na forma de competências e habilidades, porque ele propõe um ensino problematizador, dialógico e crítico. A pedagogia de Paulo Freire e a perspectiva CTSA se enquadram nesse propósito de uma formação integral do indivíduo e por isso foram escolhidas para mediar o processo de ensino-aprendizagem em eletrodinâmica conforme o Novo Ensino Médio por sua capacidade de atuar de forma crítica e autônoma sobre o tema das aulas e suas implicações para a sociedade contemporânea alinhada aos preceitos dos documentos normativos, como as finalidades do Ensino Médio dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na BNCC.