A TERMODINÂMICA E A OBESIDADE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA
Ensino de Física. Aprendizagem Significativa. Teoria da Libertação de Paulo Freire. Termodinâmica. Termodinâmica do corpo humano. A entropia do corpo humano. Obesidade. Obesidade Juvenil.
Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Termodinâmica no ensino médio com ênfase ao enfrentamento da obesidade juvenil, usando com fundamento educacional a teoria da aprendizagem de David Ausubel, consubstanciada na teoria libertadora de Paulo Freire. Neste respeito, foi confeccionado o livro paradidático “A termodinâmica e o marombeiro”, de autoria própria, para nortear os assuntos abordados, que dentre outras premissas trabalha o déficit calórico, o gasto energético total, a educação alimentar e a prática de atividades física como pilares para o emagrecimento. O produto educacional foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio regular, em uma escola particular no município de Luziânia-GO.